Açores: Bispo de Angra exorta cristãos a recuperar a esperança e superar cultura de «medo»

D. João Lavrador presidiu à Missa da noite do Natal em Ponta Delgada

Ponta Delgada, Açores, 25 dez 2018 (Ecclesia) – O bispo de Angra presidiu esta noite à Missa da noite do Natal na cidade de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, onde apelou a todos aqueles que perderam a esperança neste mundo a olhar o presépio.

“Quero dirigir-me a vós pobres e excluídos, marginalizados e simples do nosso tempo e da nossa diocese, convidando-vos à esperança que nos vem da celebração comprometida do Natal de Jesus de Nazaré. Vinde connosco à comunidade cristã na qual encontrareis a Jesus Encarnado na assembleia reunida, na Palavra proclamada, nos gestos libertadores dos sacramentos, na partilha fraterna e de vida” disse D. João Lavrador, numa celebração transmitida pela RTP Açores e RTP Internacional.

“Exorto-vos a vós que perdestes a esperança neste mundo a que junto do presépio reconheçais o valor da vossa dignidade e quanta força e coragem, sabedoria e entusiasmo vos traz a comunhão de vida com Jesus Cristo que se manifesta também nos gestos de partilha da comunidade cristã”, acrescentou o prelado, citado pelo portal diocesano ‘Igreja Açores’.

O bispo de Angra referiu-se à sociedade atual como uma sociedade que instala o “medo”.

“Medo de Deus; medo de si próprio e de se encontrar com a voz da sua consciência; medo das outras pessoas que em vez de irmãos são encaradas como inimigos; medo da vida e do futuro; medo do compromisso e da decisão definitiva; medo de percorrer novos caminhos e de conversão; medo à novidade que o Evangelho nos traz e, por isso, revolve-se um passado de imoralidade com ingredientes de sedução”, exemplificou.

D. João Lavrador concluiu a sua homilia com uma prece dirigida à Virgem Maria, invocando as “suas bênçãos sobre as famílias, crianças, jovens, idosos, pobres e emigrados, presos ou doentes hospitalizados para que à luz do nascimento do Seu Filho sintam a consolação e a alegria”.

O bispo deixou os seus votos de “santo e feliz Natal” a todos os que vivem nos Açores e aos açorianos na diáspora.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top