AGENDA

Jan
22
Seg
Barcelos: «Das Aparições à Revelação» é o tema da Semana Bíblica
Jan 22@21:00_Jan 26@21:00
Barcelos: «Das Aparições à Revelação» é o tema da Semana Bíblica @ Arcozelo | Porto | Portugal

Barcelos, 05 jan 2018 (Ecclesia) – A Semana Bíblica de Barcelos 2018, com o tema ‘Das Aparições à Revelação’, vai realizar-se de 22 a 26 de janeiro, às 21h00, na casa das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria, na Freguesia de Arcozelo.

A Arquidiocese de Braga destaca que a semana de estudos bíblicos conta com a intervenção dos seus bispos auxiliares entre os oradores; o evento começa com D. Francisco Senra Coelho, que vai falar sobre ‘As aparições na História da Igreja’.

No segundo dia, 23 de janeiro, o teólogo João Duque apresenta o tema ‘Natureza humana, religião e fé’, e no dia seguinte frei Herculano Alves, Franciscano Capuchinho, falar sobre ‘Visões, aparições, revelações na Bíblia’.

‘Sonhos, anjos e demónios nas aparições bíblicas’ é o tema que vai ser pelo biblista José Carlos Carvalho, professor da Universidade Católica, no Porto, na quinta-feira, 25 janeiro.

A 27.ª Semana Bíblica de Barcelos termina com a intervenção do bispo auxiliar de Braga, D. Nuno Almeida, sobre ‘Cristo, o vidente do Pai’, informa a Arquidiocese de Braga no seu sítio online.

CB/OC

Jan
23
Ter
Publicações: Livros ‘Terra Batida’ e ‘O homem que do lodo fez estrelas’ são apresentados na biblioteca de Mogadouro
Jan 23@17:30
Publicações: Livros ‘Terra Batida’ e ‘O homem que do lodo fez estrelas’ são apresentados na biblioteca de Mogadouro

Bragança, 16 jan 2018 (Ecclesia) – O bispo de Bragança-Miranda vai estar presente na apresentação dos livros ‘Terra Batida’ e ‘O homem que do lodo fez estrelas’, pelas 17h30 do dia 23 de janeiro, na Biblioteca Municipal Trindade Coelho, em Mogadouro.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais informa que D. José Cordeiro vai participar no evento que vai ser precedido por uma Eucaristia, às 17h00, na Capela de Nossa Senhora do Caminho.

O padre Telmo Ferraz é o autor dos livros ‘Terra Batida’ e ‘O homem que do lodo fez estrelas’, que foi organizado por Henrique Manuel Pereira, professor da Escola de Artes, da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

O padre Telmo Ferraz na década de 50 do século passado acompanhou os trabalhadores na construção da barragem de Picote, em Miranda do Douro, e em 1963 criou a Casa do Gaiato de Malanje, em Angola.

‘Terra Batida’, por exemplo, é “um livro orgânico, uma liturgia de vida, uma imensa igreja a céu aberto” escrito pelo sacerdote missionário da diocese transmontana.

Já no prefácio do livro ‘O homem que do lodo fez estrelas’, D. José Cordeiro realçou o “laborioso, belo e bom volume que impressiona pelo número de testemunhos, pela coerência do retrato do Padre Telmo Ferraz”.

Os dois autores também vão estar presentes na sessão de apresentação das publicações no dia 23 de janeiro, na Biblioteca Municipal Trindade Coelho, em Mogadouro.

O evento é organizado pela Câmara Municipal de Mogadouro, a Unidade Pastoral Senhora do Caminho e o Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais de Bragança-Miranda.

CB

Lisboa: Encontros de Santa Isabel sobre «A Palavra de Deus e a nossa Fé»
Jan 23@21:30_22:30
Lisboa: Encontros de Santa Isabel sobre «A Palavra de Deus e a nossa Fé»

Lisboa, 02 jan 2018 (Ecclesia) – Os encontros de Santa Isabel deste ano têm como tema «A Palavra de Deus e a nossa Fé – Na receção da Constituição Sinodal de Lisboa» e realizam-se, nos dias 9, 16, 23 e 30 deste mês, às 21h30, Auditório da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.

O primeiro encontro, dia 09 de janeiro, organizado pela Paróquia de Santa Isabel (Lisboa), tem como conferencista D. Manuel Clemente que falará sobre «Fazer da Palavra de Deus o lugar onde nasce a fé» e a moderação de Pedro Salgueiro, realça o programa enviado à Agência ECCLESIA.

Uma semana depois, o padre Armindo Vaz, aborda o tema «Jesus e os procuradores procurados» que tem a moderação de Palmira Ferreira de Lemos.

«A Palavra faz-se carne – Perspetivas a partir dos projetos “Ler e rezar a Bíblia”, “Majune” e “Grupos de Jesus”» tem como intervenientes, dia 23 deste mês, Sofia Câmara, Eleonora de Carvalho Lampreia e Rui Alexandre.

A última sessão dos Encontros de Santa Isabel tem como temática central «Um risco chamado oração» que vai ser refletido por André Folque, irmã Maria d’Orey Manoel e o padre Luís Marinho.

LFS

Jan
24
Qua
Lisboa: Conferência sobre «O Papa Francisco e a Teologia do Povo»
Jan 24@21:15
Lisboa: Conferência sobre «O Papa Francisco e a Teologia do Povo»

Lisboa, 22 jan 2018 (Ecclesia) – A CVX-Sul (Comunidade de Vida Cristã) realiza, esta quarta-feira (dia 24 de janeiro), às 21h15, um colóquio sobre «O Papa Francisco e a Teologia do Povo», no Colégio São João de Brito, em Lisboa.

A reflexão é orientada pelo sacerdote jesuíta Francisco Sassetti da Mota e será também transmitido em direto através do canal do YouTube da CVX-Sul.

A CVX é uma Comunidade Mundial de Leigos, constituída como associação pública de fiéis, com um carisma particular. Dentro do contexto da Escritura e da doutrina da Igreja, tem como fonte específica e instrumento característico da sua espiritualidade os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola.

LFS

Jan
26
Sex
Família: Projeto «A Esperança de Ana» dinamiza retiro no seminário de Almada
Jan 26_Jan 28 todo o dia
Família: Projeto «A Esperança de Ana» dinamiza retiro no seminário de Almada @ Almada | Setúbal | Portugal

Setúbal, 12 jan 2017 (Ecclesia) – O projeto ‘A Esperança de Ana’ vai realizar um retiro entre 26 e 28 de janeiro, no Seminário de Almada, na Diocese de Setúbal.

Na sua página na rede social Facebook, o projeto explica que o retiro é um momento de “paragem, reflexão, comunhão e reencontro”.

“Sente o desejo em casal de conceber uma nova vida e está a ter dificuldades? Já sentiu a dor de perder um filho em período gestacional? Sente-se desamparado e/ou incompreendido nesta caminhada?”, são perguntas para reflexão e convite para participar na iniciativa que vai ser realizada no Seminário de Almada.

Segundo a informação enviada hoje à Agência ECCLESIA, pela Diocese de Setúbal, o período de inscrições ainda está a decorrer e a organização disponibiliza um formulário online.

O projeto ‘A Esperança de Ana’ foi pensado para quem perdeu os seus filhos durante a gravidez ou nos primeiros dias de vida, ou enfrenta uma situação de infertilidade e nasceu a 1 de outubro de 2015.

“Àqueles que não podem ter filhos, lembramos que «o matrimónio não foi instituído só em ordem à procriação (…). E por isso, mesmo que faltem os filhos, tantas vezes ardentemente desejados, o matrimónio conserva o seu valor e indissolubilidade, como comunidade e comunhão de toda a vida»”, escreveu o Papa Francisco na ‘Amoris Laetitia’, a exortação apostólica publicada depois do Sínodo dos Bispos dedicado à família.

CB

Jan
27
Sáb
Algarve: Dia diocesano do catequista realiza-se em Alvor
Jan 27 todo o dia
Algarve: Dia diocesano do catequista realiza-se em Alvor @ Alvor | Faro | Portugal

Faro, 09 jan 2018 (Ecclesia) – O sector da catequese da infância e adolescência da Diocese do Algarve promove no dia 27 deste mês o Dia Diocesano do Catequista.

A jornada, que terá lugar em Alvor, no Centro Paroquial de Santo André da Penina, tem início pelas 09h30 com o acolhimento, seguindo-se a oração da manhã e a apresentação do tema «A Alegria do Encontro com Jesus», pelo padre António de Freitas, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A manhã concluir-se-á com a celebração da eucaristia presidida pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas.

Depois do almoço haverá um momento de animação, seguido da entrega dos certificados aos participantes do Curso de Iniciação de Catequistas realizado em Ferragudo em 2017 e da oração final e do encerramento da jornada.

A Diocese do Algarve conta com cerca de 1.100 catequistas ao serviço nas suas 80 paróquias para a formação de cerca de 10 mil crianças e adolescentes.

LFS

Braga: «Do Clique ao Toque» dedicado aos recursos digitais na «educação e evangelização»
Jan 27 todo o dia
Braga: «Do Clique ao Toque» dedicado aos recursos digitais na «educação e evangelização»

Braga, 22 jan 2018 (Ecclesia) – A Arquidiocese de Braga está a promover o encontro «Do Clique ao Toque» onde vão ser apresentadas propostas para uso dos recursos digitais “na educação e evangelização”, a 27 de janeiro de 2018, no polo local da Universidade Católica Portuguesa.

“Alguns investigadores, algumas práticas e, acima de tudo, propostas de utilização dos recursos digitais para a educação e evangelização”, é a proposta do encontro segundo o seu coordenador, o cónego Luís Miguel Rodrigues.

O programa da terceira edição «Do Clique ao Toque» inclui três conferências e sete workshops de aprendizagem formal e informal, entre as 08h30 e as 18h30, no Campus Camões.

Ao Departamento Arquidiocesano da Comunicação Social de Braga, o coordenador do evento explica que a primeira conferência “é de cariz mais prático” onde o padre Miguel Neto, diretor do Gabinete de Informação da Diocese do Algarve, vai falar sobre os desafios teológicos das sociedades em rede.

A partir das 10h30, a professora Filipa Seabra, da Universidade Aberta, explica como é que “acontece” a aprendizagem informal e às 17h00, a terceira e última conferência, é sobre ‘Católicos on-the-go: Apps para Comunicação, Informação e Oração’, com dois docentes da Universidade Católica Portuguesa, Gabriel Andrade e Patrícia Dias.

Ainda da parte da manhã, às 11h30, os alunos de mestrado em Ciências Religiosas vão apresentar os recursos que têm produzido que são ‘oportunidades e desafios para catequistas, professores e alunos de EMRC’.

A tarde começa às 14h00 com os participantes a “aprender a fazer” em sete ateliês dedicados à aprendizagem formal (4) e informal (3).

O responsável realça que a terceira edição do ‘Clique ao toque’ há uma novidade na utilização dos “novos media” nos processos de aprendizagem que estão a “emergir na área da educação”.

As inscrições para o encontro já estão abertas e o cónego Luís Miguel Rodrigues considera que os temas interessam a “qualquer pessoa que tenha uma preocupação educativa, quer seja professor, animador de algum grupo, pai ou mãe”.

CB/LFS

Jan
28
Dom
Leiria: Ciclo de conferências evoca centenário da restauração da diocese
Jan 28 todo o dia
Leiria: Ciclo de conferências evoca centenário da restauração da diocese

Leiria, 27 dez 2017 (Ecclesia) – As paróquias de Nossa Senhora da Piedade e de Nossa Senhora das Misericórdias, em Ourém, vão promover um ciclo de quatro conferências no contexto do centenário da restauração da Diocese de Leiria-Fátima.

As conferências serão aos domingos, das 15h30 às 18h00, e têm como objetivo dar a conhecer “melhor a história da vivência da fé pelos antepassados desta região”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A primeira sessão deste ciclo é dia 14 de janeiro, no salão paroquial de Nossa Senhora da Piedade, tem dois temas: “Os vestígios da presença cristã no tempo dos romanos e visigodos”, por João Bernardes, e “A vivência da fé cristã sob ocupação árabe”, por Ana Saraiva.

No dia 28 de janeiro, na cripta da Colegiada de Nossa Senhora das Misericórdias, as reflexões abordam as temáticas: “A reconquista e a organização pastoral”, por Saúl António Gomes, e “A criação da diocese de Leiria e a posterior integração de Ourém”, pelo padre Luciano Cristino.

“Grandes desafios dos séculos XVIII e XIX”, por António Baptista, e “A vida cristã no século XX”, pelo padre João Trindade são os temas das conferências, dia 04 de fevereiro, na cripta da Colegiada.

A última conferência será no dia 11 de fevereiro, no antigo edifício da Câmara Municipal de Ourém, com os temas “Grandes mudanças no início do século XX”, pelo padre David Sampaio Barbosa, e “O acontecimento de Fátima e Ourém: os Pastorinhos e o Administrador”, pelo padre Luciano Paulo Guerra e por Poças das Neves.

LFS

Vaticano: Papa vai visitar comunidade católica ucraniana em Roma
Jan 28@15:00
Vaticano: Papa vai visitar comunidade católica ucraniana em Roma

Cidade do Vaticano, 12 jan 2018 (Ecclesia) – O porta-voz do Vaticano, Greg Burke, anunciou hoje que o Papa vai visitar a 28 de janeiro a Basílica de Santa Sofia, em Roma, para encontrar-se com a “comunidade greco-católica ucraniana”.

Francisco responde assim ao convite de D. Sviatoslav Shevchuk, arcebispo maior de Kiev.

O encontro está marcado para as 16h00 locais (menos uma em Lisboa).

Em novembro de 2017, o Papa Francisco recebeu no Vaticano 130 membros da comunidade do Pontifício Colégio Ucraniano de São Josafat, em Roma, manifestando a sua solidariedade à população atingida pela guerra na Ucrânia.

“Nos nossos dias o mundo está ferido por guerras e violência. Em particular, na vossa querida nação ucraniana, da qual sois provenientes e à qual voltareis no final dos estudos em Roma, experimenta-se o drama da guerra, que gera grandes sofrimentos”, disse aos presentes.

Num tom mais pessoal, Francisco revelou aos seminaristas e sacerdotes da Igreja greco-católica ucraniana que conserva e venera um pequeno ícone de Nossa Senhora da Ternura, presente que lhe foi dado quanto vivia em Buenos Aires.

OC

Jan
29
Seg
Algarve: Responsável pelo setor da Cultura do Vaticano vem a Portugal falar sobre «os desafios de uma Igreja renovada»
Jan 29_Fev 1 todo o dia
Algarve: Responsável pelo setor da Cultura do Vaticano vem a Portugal falar sobre «os desafios de uma Igreja renovada»

Cardeal Gianfranco Ravasi é um dos oradores da jornada deste ano de atualização do clero do Sul

Faro, 12 jan 2018 (Ecclesia) – O encontro deste ano do clero das dioceses do Sul, que vai ter lugar entre 29 de janeiro e 01 de fevereiro, conta com a presença do presidente do Conselho Pontifício para a Cultura do Vaticano, D. Gianfranco Ravasi.

De acordo com a edição online de hoje do jornal ‘Folha do Domingo, o cardeal italiano é um dos oradores do evento e vai sublinhar aos participantes a importância do “diálogo” enquanto “postura de uma Igreja” que quer estar permanentemente “em saída”, como refere o Papa Francisco.

E a “evangelização da cultura” como um dos desafios mais “ingentes” da Igreja Católica atual.

O encontro de atualização do clero do Sul do país, que tem como tema “Desafios para uma Igreja «Semper Renovanda» – Secularização, Diálogo, Discernimento” , é dirigido a bispos, sacerdotes e diáconos das dioceses do Algarve, Beja, Évora e Setúbal.

Conta pelo décimo primeiro ano consecutivo com a organização do Instituto Superior de Teologia de Évora.

No programa do evento, além das duas conferências do cardeal Gianfranco Ravasi –   “Diálogo: a nova postura de uma Igreja em saída”, no dia 30 de janeiro, e “A evangelização da Cultura: desafio e tarefa ingente”, estão previstos vários outros oradores e temas.

O lançamento destas jornadas de atualização é dado no dia 29 de janeiro com a comunicação “Vaticano II, sinal de uma Igreja aggiornata, num Mundo em mutação”, da autoria de Juan Pablo García, religioso da Ordem Trinitária e professor da Universidade Pontifícia de Salamanca.

No dia 30 os participantes terão oportunidade de refletir sobre “As múltiplas raízes da Secularização nos países de tradição religiosa cristã”, com a ajuda do investigador Sérgio Ribeiro Pinto, do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa.

Nessa mesma terça-feira, João de Deus Pinheiro, antigo comissário europeu e também ex ministro dos Negócios Estrangeiros, fará uma exposição sobre “Os desafios que a Europa e o projeto europeu nos colocam”.

Ao longo de três dias, os membros do clero das dioceses do Sul vão ter a possibilidade de contar com duas mesas redondas relacionadas com os desafios da Igreja Católica no meio da sociedade, inspiradas na máxima “Diálogo em várias frentes”.

Em causa estarão áreas como “a ética e as ciências da vida, o diálogo inter-religioso, os cristãos na política, e a educação e o ensino”.

Para desenvolver estas temáticas, estarão presentes especialistas como Michel e Isabel Renaud, Susana Mateus, José Filipe Pinto e David Justino.

Esta jornada de formação do clero vai ser encerrada, no dia 01 de fevereiro, com um painel dedicado ao tema “Experiências positivas de diálogo e evangelização, numa sociedade multicultural, multirreligiosa e secularizada”, com a colaboração de representantes das várias dioceses.

JCP