AGENDA

Abr
23
Seg
Consolata: Encontro sobre «Discípulos missionários em saída, em Portugal»
Abr 23_Abr 28 todo o dia
Consolata: Encontro sobre «Discípulos missionários em saída, em Portugal»

Fátima, 24 abr 2018 (Ecclesia) – A região portuguesa dos Missionários da Consolata está a realizar, em Fátima, desde esta segunda-feira até sábado, a conferência regional que tem como tema «Discípulos missionários em saída, em Portugal».

Esta reunião magna está a decorrer na Casa de Espiritualidade Francisco e Jacinta Marto, em Montelo, Fátima, e é presidida pelo superior regional dos Missionários da Consolata em Portugal, padre Eugénio Butti, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Centralidade de Cristo”, “Revitalização Comunitária” e “Ad Gentes em Portugal” são alguns dos temas a refletir nesta conferência regional, que conta também com a presença de alguns oradores convidados.

Além dos missionários da região portuguesa – que conta com um total de 43 participantes – estão também presentes os padres James Lengarin (vice superior geral), Antonio Rovelli (conselheiro geral do continente Europa), Michelangelo Piovano (superior regional da Itália) e José Luís Pereyra (superior da delegação Espanha).

LFS

Abr
24
Ter
UCP/Braga: Semana de Estudos Teológicos centrada na Semana Santa
Abr 24_Abr 28 todo o dia
UCP/Braga: Semana de Estudos Teológicos centrada na Semana Santa

Braga, 03 abr 2018 (Ecclesia) – O núcleo regional de Braga da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) vai promover uma semana de estudos, dedicada às celebrações da Semana Santa na arquidiocese minhota, de 24 a 28 de abril, no Auditório Vita.

“Dentro deste quadro que nos situamos, ao falarmos da Semana Santa em Braga como um acontecimento religioso, tem implicações nos diversos setores da nossa sociedade”, explica a Faculdade de Teologia.

A instituição de ensino realça que, como tradição secular, a Semana Santa teve origem religiosa e “gerou” ao longo dos anos sinergias que “em muito ultrapassam este pequeno espaço geográfico”.

LFS

UCP/Braga: Semana de Estudos Teológicos centra-se nas celebrações da Semana Santa

 

Abr
25
Qua
Franciscanos: «Memória e vivência» de 800 anos de presença em Portugal
Abr 25_Abr 28 todo o dia
Franciscanos: «Memória e vivência» de 800 anos de presença em Portugal

Lisboa, 17 abr 2018 (Ecclesia) – A Família Franciscana e o Centro de Estudos de História Religiosa, da Universidade Católica Portuguesa, vão promover diversas atividades de encerramento das comemorações dos ‘Oito séculos da presença franciscana em Portugal – Memória e Vivência’, entre 25 e 28 de abril.

No programa enviado hoje à Agência ECCLESIA, os organizadores informam que as iniciativas que encerram as comemorações dos 800 anos de presença Franciscana em Portugal começam com um ‘Capítulo das Esteiras’, no dia 25 de abril, com visita ao Convento da Arrábida, em Setúbal.

A partir das 15h00 vai realizar-se um ciclo de conferências no Seminário franciscano da Luz, em Lisboa, com três intervenções, até às 17h00 onde está previsto um momento musical com o Coro Gregoriano Solemnis.

Nos dois dias seguintes, 26 e 27 de abril, a Universidade Católica Portuguesa acolhe umas Jornadas de Estudo, no Auditório Cardeal Medeiros e na Sala de Exposições, em Lisboa.

LFS

Franciscanos: Iniciativas fazem «memória e vivência» de 800 anos de presença em Portugal

 

Abr
26
Qui
Cinema: Igreja Católica renova presença no «IndieLisboa»
Abr 26_Mai 5 todo o dia
Cinema: Igreja Católica renova presença no «IndieLisboa»

Lisboa, 26 abr 2018 (Ecclesia) – A Igreja Católica vai marcar presença na 15.ª edição do ‘IndieLisboa’, festival internacional de cinema independente que começa hoje, com um júri coordenado pelo padre Tolentino Mendonça, para atribuição do prémio ‘Árvore da Vida’.

“O teólogo e poeta será acompanhado por Olívia Reis, professora de Português do ensino secundário, e por João Pedro Vala, crítico de cinema e doutorando em Teoria da Literatura”, informou o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC), organismo católico responsável pela distinção.

O prémio Árvore da Vida, no valor de dois mil euros, será concedido a um dos filmes selecionados pela organização do IndieLisboa para a secção da Competição Nacional.

A cerimónia de encerramento e de entrega dos prémios decorre a 5 de maio, às 23h00, na Culturgest.

LFS

Cinema: Igreja Católica renova presença no «IndieLisboa»

 

Vaticano: Santa Sé vai acolher cimeira de «Davos» da área da Saúde
Abr 26_Abr 28 todo o dia
Vaticano: Santa Sé vai acolher cimeira de «Davos» da área da Saúde

Cidade do Vaticano, 16 abr 2018 (Ecclesia) – O Vaticano vai acolher entre 26 e 28 de abril a quarta edição da conferência ‘Unite to Cure’, um dos eventos internacionais mais importantes na área da Saúde.

Em declarações ao portal Vatican News, o presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, anfitrião do evento, realça a necessidade de enviar uma ‘mensagem clara’ ao mundo atual.

De que “é através da partilha de conhecimento, da colaboração, do entendimento de diferentes perspetivas que se pode avançar na saúde humana e na proteção do ambiente, de modo eticamente viável e preservando a humanidade, a cultura e a sociedade”, refere o cardeal Gianfranco Ravasi.

LFS

Vaticano: Santa Sé vai acolher cimeira de «Davos» da área da Saúde

 

Abr
27
Sex
CNE: Milhares de escuteiros portugueses comemoram o seu patrono
Abr 27 todo o dia
CNE: Milhares de escuteiros portugueses comemoram o seu patrono

Lisboa, 17 abr 2018 (Ecclesia) – Os escuteiros portugueses comemoram, dia 23 deste mês, o dia de São Jorge, patrono dos discípulos de Baden Powell, com várias atividades.

Em Portugal realizam-se várias atividades promovidas pelas juntas regionais dos escuteiros, “com grande moldura humana e espiritual”, em dois fins-de-semana diferentes (21 e 22 e 27 e 28 de abril) “das quais sublinhamos a de Lisboa que reúne no dia 22, a partir das 09:30, na Portela de Sintra mais de sete mil escuteiros, a do Porto a 28 de Abril, em Paredes, a de Setúbal também a 28 de abril no Seixal, no decorrer dos Jogos da Primavera, e Aveiro a 29 de abril em Ílhavo”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A figura de patrono reveste-se de “grande importância na vida do escuteiro uma vez que a formação de crianças e jovens através do exemplo é uma das características do escutismo”.

Nesse dia, as diversas regiões escutistas promovem “atividades e jogos que servirão para reforçar o conhecimento do seu patrono, para realçar as suas características e valores e sobretudo para enriquecer pedagogicamente a relação entre escuteiros”.

LFS

Igreja: Bispos lusófonos vão reunir-se em Cabo Verde
Abr 27_Abr 30 todo o dia
Igreja: Bispos lusófonos vão reunir-se em Cabo Verde

Praia, 20 abr 2018 (Ecclesia) – A cidade da Praia, em Cabo Verde, vai acolher de 27 a 30 de abril o 13.º Encontro dos Bispos Lusófonos, da Igreja Católica, cujo tema geral é ‘Os Jovens na Igreja: presença efetiva e transformadora’.

O anúncio foi feito pela Diocese de Santiago de Cabo Verde, através das suas páginas nas redes sociais.

A 28 de abril, o cardeal Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília e presidente da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), vai proferir uma conferência sobre o tema ‘Os desafios da Igreja à Sociedade’.

LFS

Cabo Verde: Bispos lusófonos debatem pastoral dos jovens com o Sínodo no horizonte

 

Igreja: Bispos lusófonos vão reunir-se em Cabo Verde

 

Lisboa: Encontro Diocesano da Pastoral Sócio Caritativa
Abr 27 todo o dia
Lisboa: Encontro Diocesano da Pastoral Sócio Caritativa

Lisboa, 17 abr 2018 (Ecclesia) – O Departamento da Pastoral Sócio Caritativa do Patriarcado de Lisboa e a Federação Solicitude promovem, dia 27 deste mês, um encontro onde se vai refletir sobre «Que modelo de Ação Social Católica se coloca em prática nas nossas Instituições».

Este encontro diocesano tem como orador o padre Querubim José Pereira da Silva, sacerdote de Aveiro e presidente da Associação de Escolas Católicas (APEC) e realiza-se Centro Diocesano de Espiritualidade Imaculado Coração de Maria, Turcifal (Torres Vedras), lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A atividade destina-se a dirigentes e técnicos das instituições ligadas à Igreja do Patriarcado de Lisboa.

LFS

Pastoral Juvenil: Jogos nacionais Salesianos em Mirandela
Abr 27_Mai 1 todo o dia
Pastoral Juvenil: Jogos nacionais Salesianos em Mirandela

Mirandela, 19 abr 2018 (Ecclesia) – A cidade de Mirandela, Diocese de Bragança-Miranda vai acolher, entre 27 de abril e 1 de maio, a edição 2018 dos Jogos Nacionais Salesianos.

Os jogos nacionais partem da intuição educativa de D. Bosco que via no desporto “uma fonte de equilíbrio e que oferecia aspetos específicos importantes para a formação integral dos jovens”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Os jogos são momentos que possibilitam “a interação entre as diversas escolas fomentando as relações pessoais, convívio, partilha e a amizade” e este ano são esperadas cerca de três mil pessoas na cidade do Rio Tua.

LFS

Évora: A expressão da Doutrina Social da Igreja nas jornadas socio-caritativa
Abr 27@10:00_Abr 28@12:30
Évora: A expressão da Doutrina Social da Igreja nas jornadas socio-caritativa

Évora, 24 abr 2018 (Ecclesia) – A Cáritas de Évora e o departamento socio-caritativo da arquidiocese vão promover, dias 27 e 28 de abril, naquela cidade, uma jornadas socio-caritativas e o encontro dos Centros Sociais Paroquiais.

Esta iniciativa, que decorre no Fórum Eugénio de Almeida, tem como oradores no primeiro painel o professor João César das Neves e o padre Silvestre Ourives Marques

Que falam sobre «A Expressão da Doutrina Social da Igreja na Pastoral Social Organizada», realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

«Uma Intervenção Sistémica e Integrada ao Serviço da Pessoa» é o primeiro tema da tarde do dia 27 deste mês com três oradores.

«A Ética Relacional na Ação Sócio-Caritativa» e «A Comunicação como Elemento Basilar na Intervenção Comunitária» são os temas abordados por Henrique Matos, jornalista da Agência ECCLESIA, e Graça Franco, diretora de informação da Rádio Renascença.

No encerramento dos trabalhos vai estar o arcebispo de Évora, D. José Alves.

LFS

UCP/Braga: Aula aberta sobre «Papel da Igreja no acolhimento aos idosos»
Abr 27@14:30_17:00
UCP/Braga: Aula aberta sobre «Papel da Igreja no acolhimento aos idosos»

Braga, 16 abr 2018 (Ecclesia) – O polo de Braga da Universidade Católica Portuguesa e o mestrado em Gerontologia Social Aplicada organizam, dia 27 deste mês, uma aula aberta sobre o “Papel da Igreja Católica no acolhimento aos mais idosos”.

A aula que decorre entre as 14h30 e 17h00 tem como professores docentes do mestrado, o diretor da Segurança Social de Braga e três representantes de experiências de acolhimento aos mais idosos por instituições da Igreja Católica em Braga, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA

A iniciativa, que tem lugar no Auditório Isidro Alves do Campus Camões naquela cidade, é de acesso livre e organização concede certificados de presença a quem solicitar.

LFS

Arte Sacra: Conferência sobre o «Ícone ortodoxo da Ressurreição» em Setúbal
Abr 27@21:30
Arte Sacra: Conferência sobre o «Ícone ortodoxo da Ressurreição» em Setúbal

Setúbal, 16 abr 2018 (Ecclesia) – A Paróquia de Nossa Senhora da Anunciada, em colaboração com a Paróquia Ortodoxa Romena de Setúbal, organiza no próximo dia 27 de abril, pelas 21h30, uma conferência intitulada «Luz na Escuridão – uma leitura teológica do ícone ortodoxo da Ressurreição».

Nesta iniciativa, que conta com o apoio da Comissão de Arte Sacra da Diocese de Setúbal, a oradora é Nicoletta Laura Dobrescu, da Paróquia Ortodoxa Romena de Setúbal, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Nicoletta Laura Dobrescu nasceu em Moreni, Roménia, em 1978 e licenciou-se em Teologia e Filologia pela Universidade «Lucian Blaga» de Sibiu (Roménia).

Concluiu o doutoramento em Filologia pela mesma Universidade, onde desenvolveu o seu trabalho de investigação sobre a iconografia ortodoxa e a poesia religiosa romena.

Desde 2008 que vive em Portugal e é licenciada em Estudos Ingleses pela Universidade de Lisboa e mestre em Ensino de Inglês e Francês pela Universidade Nova de Lisboa.

A conferência realiza-se na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Anunciada.

LFS

Médicos católicos: Sessão sobre «O Poder, a Solidariedade e a Saúde»
Abr 27@21:30
Médicos católicos: Sessão sobre «O Poder, a Solidariedade e a Saúde»

Porto, 19 abr 2018 (Ecclesia) – O Núcleo Diocesano do Porto da Associação dos Médicos Católicos Portugueses vai realizar, dia 27 deste mês, uma sessão temática sobre “O Poder, a Solidariedade e a Saúde”.

Esta iniciativa, com início às 21h30, nas instalações da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos (SRNOM) conta com a moderação de Alberto Costa, da SRNOM, e tem como oradores João Queiroz e Melo, recentemente agraciado com o Prémio Nacional de Saúde 2017, e o eurodeputado Paulo Rangel, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA

LFS

Abr
28
Sáb
CNE: Milhares de escuteiros portugueses comemoram o seu patrono
Abr 28 todo o dia
CNE: Milhares de escuteiros portugueses comemoram o seu patrono

Lisboa, 17 abr 2018 (Ecclesia) – Os escuteiros portugueses comemoram, dia 23 deste mês, o dia de São Jorge, patrono dos discípulos de Baden Powell, com várias atividades.

Em Portugal realizam-se várias atividades promovidas pelas juntas regionais dos escuteiros, “com grande moldura humana e espiritual”, em dois fins-de-semana diferentes (21 e 22 e 27 e 28 de abril) “das quais sublinhamos a de Lisboa que reúne no dia 22, a partir das 09:30, na Portela de Sintra mais de sete mil escuteiros, a do Porto a 28 de Abril, em Paredes, a de Setúbal também a 28 de abril no Seixal, no decorrer dos Jogos da Primavera, e Aveiro a 29 de abril em Ílhavo”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A figura de patrono reveste-se de “grande importância na vida do escuteiro uma vez que a formação de crianças e jovens através do exemplo é uma das características do escutismo”.

Nesse dia, as diversas regiões escutistas promovem “atividades e jogos que servirão para reforçar o conhecimento do seu patrono, para realçar as suas características e valores e sobretudo para enriquecer pedagogicamente a relação entre escuteiros”.

LFS

Lisboa: Comunicadores refletem sobre «fake news»
Abr 28 todo o dia
Lisboa: Comunicadores refletem sobre «fake news»

Lisboa, 17 abr 2018 (Ecclesia) – O cronista Henrique Raposo é um dos oradores no painel «Polémicas e escândalos – Que respostas?» da jornada diocesana da comunicação organizada pelo Patriarcado de Lisboa no dia 28 deste mês.

Esta iniciativa decorre na Paróquia de Carnaxide, Oeiras, e para além do cronista do jornal «Expresso» o painel conta também com o contributo João Francisco Gomes, jornalista do «Observador», José Aguiar, da «All Comunicação», e o padre Américo Aguiar, diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, através de uma mensagem vídeo, com moderação de Rita Carvalho, do Ponto SJ, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Após o acolhimento, marcado para as 10h00, D. Nuno Brás, bispo auxiliar de Lisboa e vogal da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, vai analisar a Mensagem do Papa para o 52º Dia das Comunicações Sociais.

A manhã terá ainda um «Time to action», em que, através de media training, cada equipa vai ter de encontrar soluções para responder a uma situação de crise.

A conclusão da III jornada diocesana da comunicação fica a cargo do padre Nuno Rosário Fernandes, diretor do Departamento da Comunicação do Patriarcado de Lisboa.

LFS