AGENDA

Out
3
Qua
Santa Sé: Sínodo dos bispos sobre os jovens e o discernimento vocacional
Out 3_Out 28 todo o dia
Santa Sé: Sínodo dos bispos sobre os jovens e o discernimento vocacional

Lisboa, 21 jun 2018 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) anunciou hoje que os presidentes das Comissões que acompanham Pastoral Juvenil e Vocações vão ser os seus delegados no próximo Sínodo dos Bispos, convocado pelo Papa.

Os nomes de D. Joaquim Mendes – bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família –  e de D. António Augusto Azevedo – bispo auxiliar do Porto e presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios – foram confirmados pela Santa Sé, refere uma nota enviada hoje à Agência ECCLESIA pelo Secretariado Geral da CEP; como substituto foi ainda confirmado D. Nuno Almeida, bispo auxiliar de Braga.

A 15.º Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos vai decorrer em Roma, de 3 a 28 de outubro de 2018, sobre o tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional.

LFS

Sínodo 2018: Presidentes das Comissões que acompanham Pastoral Juvenil e Vocações representam episcopado português

 

Out
17
Qua
Missão: Sessões formativas dos Leigos para o Desenvolvimento
Out 17_Out 25 todo o dia
Missão: Sessões formativas dos Leigos para o Desenvolvimento

Lisboa, 10 out 2018 (Ecclesia) – A associação «Leigos para o Desenvolvimento» (LD) apela ao voluntariado em África e em Portugal, um novo projeto na Diocese de Setúbal, e vai promover sessões de apresentação ao longo deste mês (17 a 25) em várias dioceses do país.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, os LD informam que as sessões têm como objetivo “apelar ao voluntariado internacional e nacional”, apresentar os projetos e o seu programa e “prestar esclarecimentos e informações”.

‘Queres ser voluntário? Não percas a oportunidade’, é o nome do ciclo que começa a 17 de outubro, e onde vão “traçar o perfil do voluntário e o plano de formação para a missão”.

LFS

Missão: Leigos para o Desenvolvimento «apelam» ao voluntariado em África e em Portugal

 

Out
22
Seg
Braga: Pastoral universitária apresenta projetos de voluntariado
Out 22@19:30
Braga: Pastoral universitária apresenta projetos de voluntariado

Braga, 08 out 2018 (Ecclesia) – A Pastoral Universitária de Braga vai apresentar, dia 22 deste mês, às 19h30, naquela cidade, os projetos de voluntariado, uma proposta de compromisso com o próximo que atravessa diversas áreas de atuação, tanto a nível local como a nível internacional.

Localmente, a Pastoral Universitária de Braga oferece quatro propostas para fazer a diferença em prole do bem comum: «Mais Horizonte» (projeto que pretende motivar os universitários a acompanhar crianças e adolescentes do ensino básico com insucesso escolar, a desenvolver competências e motivação para um futuro melhor); «Casa de Saúde do Bom Jesus» (voluntariado que incide em ações de apoio e acompanhamento de mulheres portadoras de doença mental); «Projeto Homem» (voluntariado que pretende levar os universitários a apoiar jovens com dependências) e «Instituto Monsenhor Airosa» (os voluntários estarão em contacto com um setor da população cada vez mais fragilizado, a terceira idade, com a qual poderão partilhar experiências de vida), refere um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Já além-fronteiras, a proposta da instituição é o Projeto Sementes, “uma ação de voluntariado internacional que decorre em países de expressão portuguesa em vias de desenvolvimento, que conta já com a sua 6ª edição”.

Os universitários são convidados a viver durante os meses de verão uma experiência de missão, num verdadeiro espírito de entrega com a comunidade que os acolhe.

LFS

Out
23
Ter
Madeira/Açores: Colóquio Internacional sobre «Memória e Identidade Insular»
Out 23_Out 26 todo o dia
Madeira/Açores: Colóquio Internacional sobre «Memória e Identidade Insular»

Funchal, 16 abr 2018 (Ecclesia) – Os arquipélagos da Madeira e dos Açores vão acolher um colóquio internacional sobre «Memória e Identidade Insular – Religiosidade, Festividades e Turismo» naquelas ilhas atlânticas.

Esta iniciativa que decorre de 23 a 26 outubro deste ano na Ilha da Madeira e no ano seguinte nos Açores é promovida pelo Centro de Estudos de História do Atlântico (CEHA), criado no âmbito da Secretaria Regional do Turismo e Cultura, do Governo Regional da Madeira; o CHAM – Centro de Humanidades, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores e o Museu de Arte Sacra do Funchal, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

As entidades organizadoras convidam “todos os interessados a apresentar propostas de comunicação” que deverão ser constituídas por “um resumo detalhado (até 500 palavras), palavras-chave (até cinco) e uma breve nota curricular do proponente, onde se explicitem a respetiva formação académica, eventual pertença institucional e a produção científica mais significativa”, realça.

As propostas de comunicação podem orientar-se nas seguintes temáticas: “Identidade cultural e diáspora”; “Locais de fé e religiosidade – Imaginário histórico-cultural do mundo insular”; “O profano e o sagrado: A espiritualidade da festa e as suas manifestações artísticas”; “Devoção, tradições e identidade”; “Salvaguarda e reabilitação do património, móvel, integrado em espaços de Culto e de Fé: Contributos para a preservação da memória coletiva”; “Turismo cultural e religioso” e “Turismo literário, viagens e viajantes”.

Todas as propostas deverão ser enviadas para o endereço eletrónico do evento coloquio.memoria.identidade@gmail.com até ao dia 31 de maio de 2018, ficando a sua aceitação sujeita à validação da Comissão Científica do Colóquio.

Os participantes serão notificados até 30 de junho, sendo o programa final do Colóquio publicitado até 15 de setembro do corrente ano.

LFS

Sínodo 2018: Papa participa em encontro intergeracional com jovens e idosos
Out 23 todo o dia
Sínodo 2018: Papa participa em encontro intergeracional com jovens e idosos

Cidade do Vaticano, 09 out 2018 (Ecclesia) – O Sínodo dos Bispos dedicado aos jovens, que está a decorrer no Vaticano, vai incluir no dia 23 de outubro um encontro do Papa com os mais novos e também com idosos, no Instituto Patrístico Augustinianum, em Roma.

De acordo com o portal Vatican News, a iniciativa faz parte de um projeto global intitulado ‘A Sabedoria do Tempo’, orientada para a relação “entre as gerações”, um livro que apresenta várias “histórias de vida” e que conta com o comentário de Francisco.

“Para caminhar rumo ao futuro precisamos do passado, precisamos de raízes profundas, precisamos de ter memória, coragem e de uma saudável utopia. Eis o que eu gostaria de ver, um mundo que viva um novo abraço entre jovens e idosos”, realça o Papa argentino.

LFS

Sínodo 2018: Papa vai participar em encontro intergeracional com jovens e idosos

 

Lisboa: D. Manuel Clemente preside à «Missa das Universidades»
Out 23@18:45
Lisboa: D. Manuel Clemente preside à «Missa das Universidades»

Lisboa, 20 set 2018 (Ecclesia) – O cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, preside, dia 23 de outubro, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, às 18h45, à Missa das Universidades.

No início do ano académico e pastoral, acolhendo os primeiros anos dos alunos, docentes, investigadores e funcionários das escolas superiores de Lisboa; a Pastoral Universitária do Patriarcado de Lisboa (CeUC) organiza esta celebração naquela igreja da cidade de Lisboa, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Após a celebração haverá um convívio com refeição e uma apresentação dos movimentos, organismos e grupos da Pastoral Universitária.

LFS

Out
24
Qua
Santa Sé: Valença vai oferecer ao Papa uma imagem de São Teotónio
Out 24 todo o dia
Santa Sé: Valença vai oferecer ao Papa uma imagem de São Teotónio

Valença, 17 out 2018 (Ecclesia) – Uma comitiva do Concelho de Valença vai entregar ao Papa Francisco no dia 24 de outubro, durante a audiência pública com os peregrinos, uma imagem de São Teotónio, considerado o primeiro santo português.

Na sua página online, a autarquia de Valença, da região do Alto Minho, explica a iniciativa com o objetivo “de promover a figura e o legado daquele que é considerado a figura maior do concelho e uma referência para a fundação de Portugal”.

A delegação que estará em Roma, na próxima quarta-feira, será constituída pelo padre Manuel Pereira do Vale, arcipreste de Valença pela Diocese de Viana do Castelo; e também por vários representantes políticos da região, como o presidente da Câmara Municipal de Valença, Jorge Salgueiro Mendes, e o deputado Luís Campos Ferreira.

LFS

Vaticano: Município de Valença vai oferecer ao Papa uma imagem de São Teotónio

 

Portugal: Walter Osswald vai receber a Grã-Cruz da Ordem de Mérito da Instrução Pública
Out 24@16:00

Porto, 19 out 2018 (Ecclesia) – O presidente da República vai condecorar o primeiro diretor do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa, o professor Walter Osswald, com a Grã-Cruz da Ordem de Mérito da Instrução Pública, no dia 24 de outubro, no Porto.

Na informação enviada hoje à Agência ECCLESIA, o núcleo regional da UCP no Porto informa que a sessão de condecoração, a partir das 16h00, vai realizar-se no Auditório Carvalho Guerra, no campus Foz da instituição, e é aberta ao público, mas de inscrição prévia.

Marcelo Rebelo de Sousa vai distinguir Walter Osswald com a Grã-Cruz da Ordem de Mérito da Instrução Pública e a instituição de ensino destaca a presença da reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, e da comunidade académica.

A UCP-Porto realça que o seu provedor de Ética é uma “figura incontornável da história do país e da universidade”, o primeiro diretor do Instituto de Bioética da instituição, autor de mais de 500 artigos, vários livros e publicações, que “perpassam todo o seu saber informado e a sua empenhada dedicação às causas humanistas”.

No dia 20 de setembro, o referido instituto da Universidade Católica Portuguesa promoveu uma sessão de homenagem a Walter Osswald pelos seus 91 anos de vida e o presidente da República Portuguesa, numa mensagem-vídeo, anunciou a atribuição da distinção.

Nasceu no Porto a 20 de setembro de 1928, cidade onde se licenciou, com 19 valores, em 1951, e doutorou, em 1958, na Faculdade de Medicina onde se tornou professor catedrático em 1972.

Em 2008, Walter Osswald recebeu doutoramento “honoris causa” pela Universidade de Coimbra – pelo seu estatuto de cientista e universitário defensor dos princípios bioéticos – e a Grã-Cruz da Ordem de Sant’Iago de Espada e a Igreja Católica distinguiu-o com o Prémio Árvore da Vida-Padre Manuel Antunes, em 2016.

CB

Portugal: Jesuítas promovem conversa «sem filtros» sobre a Igreja
Out 24@21:00
Portugal: Jesuítas promovem conversa «sem filtros» sobre a Igreja

Lisboa, 16 out 2018 (Ecclesia) – Os padres da Companhia de Jesus (Jesuítas) promovem, dia 24 deste mês, em Lisboa, a iniciativa «Sai da tua bolha – Uma conversa “sem filtros” sobre a Igreja.

A iniciativa que decorre na Fábrica do Braço de Prata, Sala Folcaut, tem início às 21h00 e conta com intervenções de Rita Garcia, Tomás Virtuoso, Maria Correia, Bernardo Brochado, Ana Mano Costa e Ariana Rodrigues, refere o programa enviado à Agência ECCLESIA.

LFS

Out
26
Sex
Braga: Pastoral da Saúde organiza retiro para pessoas em luto
Out 26_Out 28 todo o dia
Braga: Pastoral da Saúde organiza retiro para pessoas em luto

Braga, 11 out 2018 (Ecclesia) – O Departamento Arquidiocesano da Pastoral da Saúde de Braga está a organizar dois retiros espirituais para pessoas em luto, primeiro de 26 a 28 de outubro, e enquanto o segundo de 8 a 10 de março de 2019.

“A fé é um dos elementos da esperança de sobrevivência a um luto, da possibilidade de nascer de novo; à luz da fé, com a ajuda de um padre e de uma psicóloga, queremos ajudar as pessoas em luto a entenderem-se e a ressuscitarem”, explicou a Pastoral da Saúde da Igreja Católica em Braga.

O Departamento Arquidiocesano da Comunicação Social de Braga informa que as inscrições para os retiros ‘Ser esperança no luto’ são “obrigatórias” e “limitadas a 25 participantes” (e-mail pastoral.saude@arquidiocese-braga.pt).

LFS

Braga: Pastoral da Saúde organiza retiros espirituais para pessoas em luto

 

Educação: Encontro dos reitores das Universidades chinesas com os de língua portuguesa
Out 26_Out 27 todo o dia
Educação: Encontro dos reitores das Universidades chinesas com os de língua portuguesa

Macau, 16 out 2018 (Ecclesia) – A Universidade de São José, em Macau, acolhe o 1º fórum dos reitores das instituições do ensino superior da China e dos países de língua portuguesa, nos dias 26 e 27 deste mês, que tem como tema «Ensino Superior sob a iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota».

Esta atividade pretende corresponder à construção da “Base de formação de quadros bilingues de chinês e português” e desenvolver o papel de Macau como plataforma de serviços entre a China e os Países de Língua Portuguesa, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Durante dois dias, os participantes – reitores das instituições do ensino superior do Interior da China, das regiões de Hong Kong e de Macau, dos Países de Língua Portuguesa e os dirigentes das entidades de formação de língua portuguesa – vão abordar “as perspetivas e as oportunidades de desenvolvimento do ensino superior, sob a iniciativa «Uma Faixa, Uma Rota»”.

O padre Peter Stilwell é reitor da Universidade São José, em Macau.

LFS

Media: Jornadas sobre “Comunicar periferias, verdade e esperança” nos Açores
Out 26 todo o dia
Media: Jornadas sobre “Comunicar periferias, verdade e esperança” nos Açores

Ponta Delgada, 09 out 2018 (Ecclesia) – A jornada diocesana da Comunicação Social da diocese de Angra (Ilha Terceira – Açores) realiza-se no dia 26 de outubro e tem como tema “Comunicar periferias, verdade e esperança”.

A iniciativa, promovida em conjunto com o Instituto Católico de Cultura, decorrerá no Centro Pastoral Pio XII, em Ponta Delgada (Ilha de São Miguel) e tem por objetivo partilhar experiências entre profissionais dos media de inspiração cristã e profissionais da comunicação social generalista procurando “debater os desafios que se colocam ao jornalismo de inspiração cristã e, consequentemente, a sua responsabilidade para com as periferias, a verdade e a esperança”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O programa de trabalhos começa às 10h00 com a presença do bispo de Angra, D. João Lavrador e do diretor do Serviço Diocesano da Pastoral das Comunicações Sociais, cónego Ricardo Henriques seguindo-se uma conferência de Yago de la Cierva, jornalista e professor na Pontifícia Universidade de Santa Cruz, em Roma, especialista em comunicação de crise.

Após a conferência realiza-se mesa redonda para debater a formação dos jornalistas para esta necessidade de comunicar com verdade, rigor e esperança, com Pedro Gil, diretor do Gabinete de Comunicação da Prelatura Opus Dei em Portugal, o padre Paulo Terroso, diretor do Gabinete de Comunicação da Arquidiocese de Braga, Eduardo Cintra Torres, professor da Universidade Católica e colunista do «Correio da Manhã» e Paulo Jorge Menezes, professor da Universidade dos Açores, lê-se no programa.

Da parte da tarde haverá dois painéis nos quais se contará com os testemunhos de jornalistas de diferentes órgãos de comunicação social generalista que cobrem a agenda religiosa e responsáveis editoriais de grupos de comunicação.

Será também exibida uma gravação de uma mesa redonda que juntará um grupo de jornalistas nacionais especializados em assuntos religiosos: António Marujo, do blog Religionline; Joaquim Franco da SIC; Aura Miguel da Rádio Renascença e João Francisco Gomes do Observador que vão dar um testemunho sobre o seu trabalho.

LFS

Família: Aniversário dos «Datescatolicos» com evento «especial»
Out 26@18:30
Família: Aniversário dos «Datescatolicos» com evento «especial»

Lisboa, 17 out 2018 (Ecclesia) – O site datescatolicos.org celebra 3 anos de existência e aproveita esta ocasião e a festa litúrgica de São João Paulo II para realizar um retiro para solteiros e outros interessados, dia 26 deste mês, a partir das 18h30, na Paróquia de Telheiras (Lisboa).

Neste evento, além de soprar as velas dos 3 anos do site, “assistir-se-á pela 1ª vez em Portugal ao documentário americano intitulado “The Dating Project”, um filme que reflete sobre a forma como o dating é visto hoje em dia, pelo olhar de 5 solteiros”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O evento inclui também missa, jantar, tempo de oração, reflexão e convívio.

LFS

Out
27
Sáb
Aveiro: Diocese convida ao voluntariado missionário
Out 27 todo o dia

Aveiro, 11 out 2018 (Ecclesia) – O Serviço Diocesano de Animação Missionária (SDAM), da Diocese de Aveiro, tem a decorrer as inscrições para voluntariado missionário 2018-2019, vai promover uma vigília de oração e uma sessão de esclarecimento, respetivamente dias 20 e 27 de outubro.

‘Sou missão contigo’ é o lema mobilizador do SDAM que no próximo dia 20 dinamiza uma vigília diocesana de oração pelas missões, que vai marcar a abertura do ano missionário especial, a partir das 21h00, na igreja matriz de Oiã.

Uma semana depois, a 27 de outubro, o Serviço Diocesano de Animação Missionária de Aveiro promove uma sessão de esclarecimento sobre o voluntariado missionário 2018-2019, pelas 10h30, no Centro Universitário Fé e Cultura – CUFC.

O SDAM tem neste momento abertas as inscrições para voluntariado missionário, seja na diocese, em Portugal ou ad gentes, no estrangeiro, e desafia quem já viveu essa experiência a partilhar testemunhos “da missão do coração”.

As dioceses católicas em Portugal estão a viver um Ano Missionário especial, entre este mês e outubro de 2019, convocado pela Conferência Episcopal Portuguesa com a Nota Pastoral ‘Todos, Tudo e Sempre em Missão’, respondendo a uma iniciativa do Papa Francisco que anunciou um “mês missionário extraordinário” para outubro de 2019.

CB

Braga: «Semeadores de Esperança» abordam temas sobre «acolhimento e missão»
Out 27 todo o dia
Braga: «Semeadores de Esperança» abordam temas sobre «acolhimento e missão»

Braga, 08 out 2018 (Ecclesia) – A Arquidiocese de Braga divulgou os temas para os Grupos Semeadores de Esperança no novo Ano Pastoral, referindo a partir de novembro vão trabalhar sete temas relacionados com “acolhimento e da missão”, inspirados no livro da Bíblia Atos dos Apóstolos.

Na brochura de apresentação dos Grupos Semeadores da Esperança, D. Jorge Ortiga afirma que a comunidade “não ganha forma apenas nas celebrações litúrgicas”, mas também no “encontro com a Palavra”.

A Arquidiocese de Braga vai promover uma formação sobre o livro dos Atos dos Apóstolos para ajudar o trabalho dos líderes dos grupos no próximo dia 27 de outubro, no auditório da Faculdade de Teologia (Campus Camões).

LFS

Braga: Grupos Semeadores de Esperança vão abordar temas sobre «acolhimento e missão»