Albânia: Bispos católicos vão debater Deus e o Islão num país de maioria muçulmana

Objetivo é levar o diálogo inter-religioso para um «novo paradigma»  

Scutari, 05 fev 2018 (Ecclesia) – A cidade de Scutari, na Albânia, vai receber esta quarta-feira os bispos e delegados do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) para a relação com os muçulmanos.

Em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, aqueles responsáveis destacam a intenção de abrir um “novo paradigma” no diálogo entre a Igreja Católica e o Islão, que toque o modo como “o mundo muçulmano vive a relação com Deus”, na “espiritualidade, religiosidade e reflexão teológica”.

Apesar de não querem descurar “as boas práticas já existentes”, os representantes do CCEE consideram que o diálogo entre católicos e muçulmanos, ao nível pastoral, ainda é demasiado marcado pelo debate de “normas de comportamento”.

O objetivo é levar esta reflexão para um plano mais quotidiano, das pessoas e da fé, e por isso a escolha do local da reunião para este ano recaiu pela primeira vez na Albânia, um país de maioria muçulmana.

Os bispos católicos contam com o apoio da comunidade local para traçar “o perfil fundamental dos crentes muçulmanos”.

No programa deste encontro destaca-se a presença de “dois intelectuais albaneses muçulmanos, o primeiro membro da comunidade sunita e o outro ligado à irmandade bektashi, uma das mais comunidades muçulmanas mais proeminentes no país”.

Toda a agenda desta iniciativa, até sexta-feira em Scutari, vai estar orientada para esta questão do aprofundamento dos desafios que marcam o diálogo entre a Igreja Católica e o Islão.

Um dos aspetos mais curiosos será trazido à mesa pelo padre Vincent Feroldi, da conferência episcopal francesa.

O sacerdote irá abordar “as interpelações pastorais colocadas hoje pela existência de casais mistos, ou seja, em que um dos elementos é cristão e o outro muçulmano”.

E ver em que medida é que esta realidade pode e deve ser também “espaço para o diálogo inter-religioso”.

Esta reunião dos bispos e delegados do CCEE em Scutari conta com a presença do chefe de gabinete do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religiosos, o bispo Khaled Akasheh, que vai deixar informações acerca do modo como a Santa Sé está a conduzir a relação com o Islão.

Um dos acontecimentos mais relevantes, a este nível, foi a deslocação que o Papa Francisco empreendeu ao Egito em 2017, que culminou com um encontro com o grande imã de Al-Azhar, Muhammad Al-Tayyib, líder da maior instituição do Islão sunita, sediada no Cairo.

Na sexta-feira, os trabalhos terminam com uma visita dos bispos e delegados do CCEE ao Santuário de Kruja (ou Croia), considerado o coração espiritual da comunidade muçulmana bektashi.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top