Algarve: Bispo alerta para necessidade de acompanhar «quem vive a solidão»

D. Manuel Quintas fez visita a paróquias de Lagos e apelou a «gestos de proximidade»

Lagos, Faro, 13 fev 2012 (Ecclesia) – O bispo do Algarve pediu este domingo aos católicos do Concelho de Lagos, na costa sul de Portugal, que promovam manifestações de “afeto” junto de quem vive na solidão.

“Gostaria que tivéssemos a coragem de acabar com esta «lepra» da solidão e do isolamento nos dias de hoje”, desejou D. Manuel Quintas, hoje citado pela edição eletrónica do jornal ‘Folha do Domingo’.

O prelado falava, na igreja de Santa Maria de Lagos, na eucaristia de encerramento da visita pastoral à localidade, que iniciou no dia 29 de janeiro, frisando que a iniciativa teve a “finalidade de confirmar e de estimular na fé”.

Na homilia da celebração, o bispo do Algarve comentou a passagem do Evangelho que relata a cura de um leproso por Jesus.

“Por vezes, preocupamo-nos com tudo e esquecemo-nos de promover estes gestos de Jesus”, indicou, lamentando a falta de “gestos de proximidade”.

Nesse sentido, D. Manuel Quintas desafiou os presentes a estimularem a “dimensão fraterna” e a cultivarem o “mundo dos afetos”.

“É tão importante que os manifestemos uns aos outros, particularmente a quem se sente sozinho e vive em solidão”, afirmou, lembrando as notícias de pessoas que são encontradas mortas em casa sem que ninguém se aperceba da sua morte.

“Que através dos nossos gestos quebremos tantos muros de preconceitos e de afastamento uns dos outros, geradores de isolamento e de solidão, que vamos construindo à nossa volta”, complementou este responsável.

Este sábado, no âmbito da celebração do 20.º Dia Mundial do Doente, o bispo do Algarve tinha pedido às paróquias que promovam a pastoral da saúde, sobretudo através da incrementação de grupos de visitadores de doentes nas suas casas e não apenas nos hospitais ou lares.

“Quando visito doentes nas suas casas recebo sempre lições de fé e de vida. É sempre mais aquilo que recebemos do que aquilo que levamos”, testemunhou.

A próxima visita pastoral do bispo do Algarve será, de 4 a 11 de março, às restantes paróquias do Concelho de Lagos, São Sebastião e Odiáxere, situado cerca de 300 quilómetros a sul de Lisboa.

SM/FD/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top