Faro, 15 ago 2018 (Ecclesia) – O bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, vai presidir hoje à cerimónia de criação de uma nova paróquia no Algarve, anunciou o jornal diocesano, ‘Folha do Domingo’, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

A celebração decorre na Eucaristia das 18h00, na igreja paroquial de São Francisco de Assis do Parchal (Lagoa), comunidade com um território de quase quatro quilómetros quadrados de área e cerca de 4000 habitantes.

“O vicariato de São Francisco de Assis do Parchal, que no dia 7 de outubro de 2001 foi assim constituído pelo então bispo do Algarve D. Manuel Madureira Dias, tendo sido desagregado da paróquia de Estômbar, vai agora, passados quase 17 anos, ser ereto como paróquia”, refere a informação da diocese.

A igreja do Parchal, cujo lançamento da primeira pedra foi realizado a 11 de março de 1989 por D. Manuel Madureira Dias, foi inaugurada e benzida pelo prelado a 15 de abril do ano seguinte.

No dia 19 de novembro de 2017, a obra ficou concluída com a inauguração e bênção por D. Manuel Quintas do novo presbitério composto pelo altar, sacrário, cadeira da presidência, ambão, escultura de Cristo e painel de mosaico num projeto da artista Lígia Rodrigues.

O padre Domingos da Silva Fernandes, pároco do vicariato da comunidade há 29 anos, explicou ao Folha do Domingo que a comunidade “já funcionava praticamente como paróquia”.

A partir de desta tarde a Diocese do Algarve passa a ser constituída por 78 paróquias, três vicariatos e uma capelania.

OC

Partilhar:
Share