Faro, 24 mar 2012 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve vai associar-se hoje à iniciativa «Juntos pela Europa» e promove, na igreja de Vilamoura, um momento de oração pelo Velho Continente.

«Juntos pela Europa» (“Together for Europe”, na versão internacional) é uma jornada europeia que quer “reavivar a alma cristã” do continente e que terá lugar a 12 de maio deste ano, em Bruxelas (Bélgica)

O momento de oração na igreja de Vilamoura é promovido por vários movimentos cristãos algarvios, “sendo certo que Faro será também uma das várias cidades portuguesas que irão associar-se ao evento do dia 12 de maio com diversas dinâmicas de celebração e animação”, realça o jornal «Folha do Domingo».

O «Juntos pela Europa» nasceu em 1998, em Roma, na vigília de Pentecostes, quando o Papa João Paulo II reuniu os movimentos e as novas comunidades e pôs em relevo o papel essencial que têm na Igreja.

Fundadores e responsáveis de vários movimentos, para responder ao apelo do Papa, iniciaram um percurso de comunhão, de mútuo conhecimento entre todos, tendo em vista reavivar a alma cristã da Europa.

Mais tarde esta comunhão foi alargada a movimentos de outras Igrejas cristãs e deram-se novos passos no sentido de colaborarem para “preencher o enorme vazio religioso da Europa”.

Com este espírito de comunhão realizaram-se em Estugarda, na Alemanha, em 2004 e em 2007, duas grandes jornadas europeias com o lema “Juntos pela Europa”, de onde surgiu o Manifesto ‘os 7 SIMs’ que sublinha em sete pontos o desejo de contribuir para uma Europa unida, apesar das diferenças, numa colaboração efetiva entre os movimentos e aberta a todas as pessoas.

Uma das intenções centrais do “Juntos pela Europa” é que os vários movimentos e comunidades cristãs se dêem a conhecer e que assim se possa desenvolver um novo entendimento e uma nova prática.

“O objetivo é que depois do caminho proposto para este ano e do encontro de dia 12 se consiga partir mais facilmente para a realidade, colaborando entre todos de uma forma muito prática e concreta para uma sociedade portuguesa baseada na solidariedade, na tolerância e no empenho uns pelos outros”, acrescenta a nota publicada no blogue do evento em Portugal.

A organização portuguesa do «Juntos pela Europa» integra oito movimentos: Comunidade Emanuel, Família Missionária Verbum Dei, Equipas de Jovens de Nossa Senhora, Equipas de Nossa Senhora, Metanoia, Movimento Apostólico de Schoenstatt, Movimento dos Cursos de Cristandade e Movimento dos Focolares.

FD/LFS

 

Partilhar:
Share