Apresentação do programa pastoral 2018/2019 marcada para sábado

Cartaz_ano_pastoral_2018_2019

Faro, 19 set 2018 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve vai promover este sábado a apresentação do seu programa pastoral 2018/2019,  ‘Celebrar a família – Ser Igreja Missionária’, no salão da igreja de São Pedro do Mar, em Quarteira.

Segundo o programa enviado hoje à Agência ECCLESIA, pelo jornal ‘Folha do Domingo’, a assembleia diocesana vai começar com a saudação do bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, às 09h45.

A partir das 10h00, uma mesar-edonda começa com o tema ‘os jovens e a Igreja’, com a apresentação de Tomás Virtuoso, que representou o Secretariado Internacional das Equipas Jovens de Nossa Senhora na reunião pré-sinodal de março, no Vaticano.

O próximo Sínodo dos Bispos, sobre ‘Os jovens, a Fé e o Discernimento Vocacional’, vai realizar-se entre 3 e 28 de outubro, no Vaticano.

O diretor das Obras Missionárias Pontifícias, o padre Verbita António Lopes, vai falar sobre ‘Uma Igreja missionária do lado de cá’, no contexto do Ano Missionário convocado pela Conferência Episcopal Portuguesa, de outubro de 2018 a outubro de 2019.

A partir das 12h00 é apresentado o Programa Pastoral 2018-2019 da Diocese do Algarve, que tem como tema ‘Celebrar a família – Ser Igreja Missionária’, o segundo ano do triénio que a diocese está a viver até 2020 e que vai ser dedicado à família, aos jovens, vocações e à missão.

Sobre a pastoral juvenil, é proposta a criação de Equipas Paroquiais de Pastoral Juvenil “onde ainda não foi possível” para que “se procure conhecer, acompanhar e responder mais adequadamente à realidade juvenil”.

Neste âmbito, é realçada a necessidade de “desenvolver nos jovens a corresponsabilidade e consciência vocacional” de que são os principais evangelizadores dos outros jovens, “incentivando-os e apoiando-os em ações que se tornem propícias ao testemunho e partilha da sua adesão a Cristo e pertença à Igreja”.

“O Sector Diocesano da Pastoral Juvenil propõe-se acompanhar e apoiar as Equipas Paroquiais e Vicariais na consolidação das mesmas e nas atividades a serem por elas desenvolvidas; realizar um estudo e consequente reflexão do inquérito realizado aos jovens algarvios, de modo a apresentar-se conclusões que levem a uma melhor programação futura”, e realizar, com a Pastoral Vocacional do Algarve, “a primeira edição do encontro para jovens namorados cristãos a nível diocesano”, entre outras iniciativas.

O jornal ‘Folha do Domingo’ divulga que em relação à pastoral familiar, o programa 2018/2019, pretende “dar continuidade à constituição de uma pastoral familiar paroquial”, através da criação de uma equipa que promova, por exemplo,  “a preparação para o matrimónio, o acompanhamento dos casais jovens, o apoio à família na transmissão da fé”, incentivando também à reflexão bíblica e a formação sobre a exortação pós-sinodal do Papa Francisco ‘A alegria do amor’.

A assembleia diocesana deste sábado destina-se aos sacerdotes, diáconos e religiosos, e aos “membros das equipas que dão corpo aos departamentos, secretariados e setores dos serviços diocesanos”, aos “responsáveis de movimentos, associações” e aos “Conselhos Pastorais Paroquiais de cada paróquia”.

CB/OC

Partilhar:
Share