Anterior bispo de Aveiro recebeu o Prémio Homenagem

Foto “Litoral Magazine”, D. António Moiteiro recebe o Prémio Homenagem atribuído a D. António Francisco dos Santos a título póstumo

Aveiro, 12 nov 2018 (Ecclesia) – A gala Litoral Awards 2018, em Aveiro, atribuiu o “Prémio Homenagem” a D. António Francisco dos Santos, a título póstomo.

Numa sessão destinada a “premiar o melhor da região”, o anterior bispo de Aveiro foi premiado “com muito carinho pelos presentes” e o galardão foi entregue pelo diretor da revista  “Litoral Magazine” ao atual bispo de Aveiro, D. António Moiteiro.

“O momento mais emotivo da noite foi a homenagem póstuma a Dom António Francisco dos Santos”, refere a “Litoral Magazine”.

Bispo de Aveiro entre 2006 e 2014, D. António Francisco dos Santos é natural da Diocese de Lamego, foi bispo auxiliar de Braga antes de ser nomeado para a diocese do litoral e, depois, entre 2014 e 2017, foi bispo do Porto.

“Homem generoso deixou um legado de proximidade e uma marca em Aveiro. Também no Porto a sua ação foi intensa, próxima e profundamente evangélica”, afirma a revista “Litoral Magazine”.

D. António Francisco dos Santos faleceu no dia 11 de setembro de 2017, aos 69 anos, na Casa Episcopal da da Diocese do Porto, devido a uma complicação cardíaca.

Ordenado padre em dezembro de 1972, licenciou-se em Filosofia na ‘École Pratique de Hautes Études Sociales’, com mestrado no Instituto Católico de Paris, onde obteve ainda o diploma de Sociologia Religiosa.

Durante os estudos em Paris, foi membro da equipa sacerdotal da Paróquia de São João Batista de Neuilly-sur-Seine, assumindo a responsabilidade pastoral da comunidade portuguesa.

João Paulo II nomeou-o auxiliar de Braga, a 21 de dezembro de 2004; Bento XVI escolheu-o como bispo da Diocese de Aveiro, em setembro de 2006 e tomou posse a 8 de dezembro do mesmo ano.

PR

Partilhar:
Share