Igreja diocesana apresentou nova imagem que evoca vida da sua padroeira

Aveiro, 12 mai 2018 (Ecclesia) – A Diocese de Aveiro vai viver hoje a solenidade de Santa Joana Princesa, a padroeira da cidade e desta Igreja local com uma Eucaristia e procissão.

No programa enviado à Agência ECCLESIA, a Diocese de Aveiro informa que a Missa começa às 10h00, na Sé de Aveiro; o cortejo litúrgico sai da igreja de Jesus.

Depois da Eucaristia está prevista uma romagem ao túmulo de Santa Joana Princesa e a oração pro-canonização.

Segundo o programa da solenidade da padroeira de Aveiro a tarde de hoje é vivida com uma procissão que sai da Sé e termina na igreja de Jesus.

A Diocese de Aveiro informa também que, partindo do desejo do seu bispo D. António Moiteiro, tem disponível o ícone, uma imagem, de Santa Joana, na livraria diocesana.

A nova imagem, segundo a autora Tânia Pires, foi elaborada “após profunda oração e estudo sobre a vida” da padroeira de Aveiro.

Santa Joana está representada com o hábito da congregação Dominicana, na mão esquerda segura o crucifixo e na mão direita o pão; Três mendigos “simbolizam toda a pobreza da cidade”, perto da muralha que representa Aveiro.

Princesa da Casa de Avis, Joana (1452-1490), filha do rei D. Afonso V e da rainha D. Isabel, deixou Lisboa e a Corte aos 23 anos para se dedicar a uma vida religiosa de clausura no Mosteiro de Jesus das dominicanas, em Aveiro, onde esteve até à sua morte.

Tendo em conta a devoção que inspirou no povo, foi beatificada em 1693 pelo Papa Inocêncio XII.

De recordar que o Tribunal Diocesano que tomou posse a 25 de junho de 2015 para o processo de canonização da Beata Joana está desde essa data a recolher testemunhos e documentos que atestem “as virtudes heroicas” da princesa portuguesa, ou seja, que comprovem que esta figura, pela sua vida, pelas suas ações, pode ser apresentada como exemplo e modelo de vida para as pessoas.

CB/OC

Partilhar:
Share