Aveiro: Irmã Ângela Coelho fala sobre o «desafio pastoral» e «estímulo à santidade» de Santa Joana Princesa

Aveiro, 26 abr 2018 (Ecclesia) – A Irmandade de Santa Joana Princesa, na Diocese de Aveiro, convidou a irmã Ângela Coelho para uma sessão dos ‘III Encontros de Santa Joana – novos olhares sobre a Padroeira’, esta sexta-feira, no Museu de Aveiro.

‘Santa Joana: um desafio pastoral, um estímulo à santidade’ é o tema que a vice-postuladora da Causa de Canonização da irmã Lúcia de Jesus vai apresentar, a partir das 21h30, desta sexta-feira, na iniciativa de formação espiritual.

No sítio online da Diocese de Aveiro, a Irmandade de Santa Joana Princesa dá conta ainda que a segunda conferência, do terceiro ciclo dos ‘novos olhares sobre a Padroeira’ foi cancelada “por doença” do orador, o padre Vítor Feytor Pinto ia apresentar o tema ‘Santa Joana e a caridade’ mas “não se realizará este ano”.

A princesa Joana (1452-1490), filha do rei D. Afonso V e da rainha D. Isabel, deixou Lisboa e a Corte aos 23 anos para se dedicar a uma vida religiosa de clausura no Mosteiro de Jesus das dominicanas, em Aveiro, onde esteve até à sua morte.

Tendo em conta a devoção que inspirou no povo, foi beatificada em 1693 pelo Papa Inocêncio XII, e tem atualmente festa litúrgica no dia 12 de maio, sendo também a padroeira da Diocese de Aveiro.

De recordar que o Tribunal Diocesano que tomou posse a 25 de junho de 2015 para o processo de canonização da Beata Joana está desde essa data a recolher testemunhos e documentos que atestem “as virtudes heroicas” da princesa portuguesa, ou seja, que comprovem que esta figura, pela sua vida, pelas suas ações, pode ser apresentada como exemplo e modelo de vida para as pessoas.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top