Em Portugal manifestações começam a partir das 21h30

Lisboa, 28 mai 2018 (Ecclesia) – A Federação Portuguesa pela Vida, através da campanha «Toda a Vida tem Dignidade», organiza hoje “vigílias civis”, intituladas ‘cuidar até ao fim’, contra a eutanásia, a partir das 21h30, em diversos concelhos de Portugal e noutros países.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a organização das vigílias destaca que os “portugueses de todo o mundo” estão “unidos por uma sociedade que cuida, não mata”.

A Federação Portuguesa pela Vida, através da campanha «Toda a Vida tem Dignidade», mobiliza hoje à concentração, a partir das 21h30, em diversas localidades portuguesas: Amares (Câmara Municipal); Aveiro (Praça da República); Barcelos (Câmara Municipal); Braga (Praça do Município); Coimbra (Câmara Municipal); Guimarães (Largo do Toural); Ponte de Lima (Câmara Municipal); Vieira do Minho (Câmara Municipal); Vila Nova de Famalicão (Praça do Município); Viseu (Praça da República).

Numa nota também enviada à Agência ECCLESIA, o movimento ‘Toda a Vida tem Dignidade – Braga’ realça que “acredita numa sociedade que não abandona as pessoas doentes” mas cuida e acompanha todos, “especialmente os mais fragilizados”.

Neste contexto, defende uma “aposta forte” numa Rede Nacional Cuidados Paliativos e que o Serviço Nacional de Saúde deve ter como “prioridade o atendimento qualitativo aos cidadãos mais debilitados, sejam as crianças ou os idosos”.

No Porto, a mobilização é para uma vigília de ‘Silêncio contra a Eutanásia’, das 21h30 às 22h30, no Jardim da Cordoaria, ao lado do Hospital de Santo António, “um dos principais hospitais do Porto”, e em silêncio como “sinal de respeito pela dignidade de todos os doentes”.

A todos os participantes é pedido que levem uma vela e uma t-shirt branca.

O apelo a “cuidar até ao fim” contra a eutanásia, porque ‘toda a vida tem dignidade’, também vai ter expressão em diversos países como no Brasil – no Rio de Janeiro, às 18h00 na Casa de Macau – na China – Macau, às 18h15 no Largo da Sé, e Hong Kong, às 18h00, no Club Lusitano.

Nos Estados Unidos da América as vigílias decorrem em três locais – em São Francisco, 12h15, na Saint Marys Avenue, e às 18h00 em San Leandro, no Portugal Institute, e em São José, na East Santa Clara Street – e em Timor-Leste a concentração é no Largo da Catedral, em Bacau, e no Largo da Igreja de Liquiçá, a partir das 17h00.

A Federação Portuguesa pela Vida, através da campanha «Toda a Vida tem Dignidade», está também a organizar uma concentração, esta terça-feira, contra a eutanásia, em frente à Assembleia da República, em Lisboa.

A manifestação, a partir das 13h30, realiza-se no dia em que no Parlamento português vão ser discutidos quatro projetos de lei apresentados pelo PAN, BE, PEV e PS sobre a despenalização da eutanásia.

CB

Partilhar:
Share