Ecologia foi o primeiro de três de bates na edição 2018 do projeto que vai analisar também a «Cidadania e Responsabilidade Social’»e o «Envelhecimento e da Qualidade de Vida»

Braga, 02 mar 2018 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga afirmou hoje que o ciclo de conferências ‘Nova Ágora’ é um projeto “onde se dialoga e se apresentam soluções inovadoras para novos problemas”, num “horizonte plural”.

“Não basta uma única voz e um pensamento uniforme. Impõe-se uma reflexão conjunta onde cada um não se dispense de pensar e de oferecer a originalidade das suas convicções”, afirmou D. Jorge Ortiga na noite desta sexta-feira na abertura da primeira conferência do ciclo deste ano.

O ciclo de conferências ‘Nova Ágora’ é promovido pela Diocese de Braga por ocasião da Quaresma e consiste num debate com personalidades da sociedade de diferentes âmbitos profissionais sobre assuntos que interessam a toda a sociedade, abordando este ano os temas como a ecologia, cidadania e envelhecimento.

“É urgente uma transformação cultural, uma mudança sustentada pelo diálogo, da diversidade de pensamento, de valores humanos partilhados e da disponibilidade para mudar comportamentos”, sustentou D. Jorge Ortiga na abertura do projeto, que começou em 2015.

Para o arcebispo de Braga, é fundamental “um novo modelo de cultura, complexo e plural, onde os diversos campos de pensamento e de ação interajam”, contando com “protagonistas novos, onde todos contam e valem por aquilo que são e não pelo estatuto social”.

“É este horizonte plural que queremos introduzir com a ‘Nova Ágora’”, disse D. Jorge Ortiga.

“É de pessoas, vidas e sonhos que queremos falar hoje e sempre neste ciclo da ‘Nova Agora’”, acrescentou.

A primeira conferência do ciclo ‘Nova Ágora’ deste ano debateu a temática da ecologia e contou com intervenções de José Mendes, secretário de Estado do Ambiente, Sofia Guedes Vaz, da Sociedade Ética Ambiental, e Francisco Ferreira, da Associação Zero.

Durante este mês de março, nos dias 9 e 16, a Arquidiocese de Braga vai ainda promover a reflexão à volta de outros dois temas: ‘Cidadania e Responsabilidade Social’ e do ‘Envelhecimento e da Qualidade de Vida’.

PR

Partilhar:
Share