Braga, 11 out 2018 (Ecclesia) – O Departamento Arquidiocesano da Pastoral da Saúde de Braga está a organizar dois retiros espirituais para pessoas em luto, primeiro de 26 a 28 de outubro, e enquanto o segundo de 8 a 10 de março de 2019.

“A fé é um dos elementos da esperança de sobrevivência a um luto, da possibilidade de nascer de novo; à luz da fé, com a ajuda de um padre e de uma psicóloga, queremos ajudar as pessoas em luto a entenderem-se e a ressuscitarem”, explicou a Pastoral da Saúde da Igreja Católica em Braga.

O Departamento Arquidiocesano da Comunicação Social de Braga informa que as inscrições para os retiros ‘Ser esperança no luto’ são “obrigatórias” e “limitadas a 25 participantes” (e-mail pastoral.saude@arquidiocese-braga.pt).

Segundo o Departamento da Pastoral da Saúde há “quatro palavras-chave” para os dias de luto – “caridade, liturgia, serviço e anúncio”.

Nos dois encontros vão procurar responder a questões que se tornar habituais “em quem se encontra a viver” essa fase: “Que me aconteceu? Só há luto quando há morte? Fazer o luto é esquecer? Com o tempo passa? Sentir-se zangado e abandonado por Deus é normal? Sentir culpa é normal? É possível falar com os mortos? A esperança cristã que nos diz? Jesus Cristo como nos guia?”.

No sítio online da Arquidiocese de Braga, a Pastoral da Saúde observa ainda que, “muitas vezes”, o luto “«fecha» as pessoas na sua dor, na sua casa”, por isso, apela à divulgação dos retidos às pessoas que estão em luto: “Incentive-a, ajude-a, inscreva-a, acompanhe-a, se necessário”.

Os dois encontros espirituais para pessoas em luto – 26 a 28 de outubro e de 8 a 10 de março de 2019 – realizam-se no Hotel João Paulo II, no Centro Apostólico do Sameiro.

CB

Partilhar:
Share