Ministros, investigadores e especialistas debatem ecologia, cidadania e envelhecimento

Braga, 02 mar 2018 (Ecclesia) – A Arquidiocese de Braga inaugura hoje o programa da edição 2018 do projeto ‘Nova Ágora’, conversas com personalidades da sociedade que este ano abordam temas como ecologia, cidadania e envelhecimento.

D. Jorge Ortiga, arcebispo primaz, disse em conferência de imprensa que o ciclo de conferências, em março, quer “suscitar um inconformismo profético”.

O ciclo “Olhares sobre” aborda na sua primeira conferência o desafio da Ecologia,  e conta entre os oradores com o atual ministro do Ambiente; o evento está marcado para as 21h00, no auditório do Espaço Vita, em Braga.

João Pedro Matos Fernandes vai estar acompanhado na mesa por outros especialistas no setor da Ecologia, como Sofia Guedes Vaz, que trabalhou na Agência Europeia do Ambiente, e Francisco Ferreira, presidente da ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável”.

O debate será moderado pelo jornalista do Público Manuel Carvalho.

Numa abordagem ao projeto da Nova Ágora e a este novo ciclo ‘Olhares sobre’, o arcebispo de Braga salientou a importância de abordar temáticas que deixem hoje as “pessoas inquietas quanto à sociedade, em todos os seus quadrantes”.

A questão da Ecologia tem de estar na ordem do dia “em todas as horas e momentos”, e “não só quando acontecem os incêndios”, aponta D. Jorge Ortiga.

Durante este mês de março, nos dias 9 e 16, a Arquidiocese de Braga vai ainda promover a reflexão à volta de outros dois temas: ‘Cidadania e Responsabilidade Social’ e do ‘Envelhecimento e da Qualidade de Vida’.

D. Jorge Ortiga sublinha que à Igreja Católica cabe “preocupar-com a pessoa” no seu todo, “com a salvaguarda da sua humanidade e dignidade”.

O responsável católico remete ainda a escolha destes três assuntos para o tema do ano pastoral da Arquidiocese de Braga, que em 2018 frisa a importância de “despertar esperança” no meio da sociedade.

O projeto Nova Ágora, da Arquidiocese de Braga começou em 2015 com olhares sobre a Economia, a Cultura e a Política.

JCP/OC

Partilhar:
Share