Calendário

Mai
25
Sex
Algarve: Encontro com responsável pela catequese para pessoas com deficiência em Itália
Mai 25 todo o dia
Algarve: Encontro com responsável pela catequese para pessoas com deficiência em Itália

Lisboa, 07 mai 2018 (Ecclesia) – O Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência vai promover encontros para todas as dioceses de Portugal com a irmã Verónica Donatello, responsável pela catequese para pessoas com deficiência em Itália, com o objetivo de sensibilizar para a inclusão eclesial.

A religiosa italiana vai deslocar-se a diferentes pontos do país estando previsto um encontro em Faro no dia 25 de maio.

LFS

Igreja: Responsável pela catequese para pessoas com deficiência em Itália fala sobre a inclusão eclesial em Portugal

EMRC: «Sorri para Mim» no Interescolas nacional do 1º ciclo
Mai 25 todo o dia
EMRC: «Sorri para Mim» no Interescolas nacional do 1º ciclo

Fátima, 11 mai 2018 (Ecclesia) – A edição do Interescolas Nacional do 1º ciclo realiza-se em Fátima, dia 25 deste mês, e é subordinada ao tema «Sorri para Mim».

O Departamento da Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) espera receber cerca de 4000 alunos e professores do 1º ciclo de todo o país num dia de “muita alegria, festa e cor” através de um encontro “que vai receber teatro, música e reflexão na Basílica da Santíssima Trindade”, sublinha uma nota enviada à Agência ECCLESIA

Em carta enviada aos secretariados diocesanos da EMRC a equipa nacional da disciplina afirma que “o encontro vai abordar, o valor da amizade, da entreajuda e da importância de ajudar o outro sem pedir nada em troca”.

A missiva pede para que cada escola “leve um estandarte para o momento da reflexão” e que cada aluno “tenha consigo um smile”, elaborado “a gosto e que possa agitar com a mão”.

Os alunos vão assistir a uma peça de teatro subordinada ao tema «Há festa na Floresta».

LFS

Lisboa: Congresso internacional sobre o cristianismo contemporâneo
Mai 25_Mai 27 todo o dia
Lisboa: Congresso internacional sobre o cristianismo contemporâneo

Lisboa, 14 mai 2018 (Ecclesia) – A Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) e Universidade Aberta organizam, em Lisboa, de 25 a 27 deste mês, um congresso internacional de Cristianismo Contemporâneo com o tema «Cristianismo, Cultura e Diálogo num mundo em mudança».

Investigadores, docentes, estudantes, religiosos, teólogos e outros cientistas do fenómeno religioso contemporâneo, oriundos de Portugal, França, Itália, Polónia, Brasil, Chile e Cabo Verde vão refletir sobre o cristianismo na época contemporânea, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Contribuir para uma cultura de paz e tolerância entre diferentes expressões de fé e promover o diálogo inter-religioso; dinamizar a reflexão da fé na sociedade contemporânea, nas mais variadas vertentes (culturais e artísticas, sociais, políticas e comunicacionais); e refletir sobre a dimensão ética da fé nos diversos contextos de vida são alguns dos principais objetivos desta iniciativa.

Entre os palestrantes, estarão como oradores convidados Guilherme d’Oliveira Martins (Fundação Calouste Gulbenkian), Mendo Castro Henriques (Universidade Católica Portuguesa), Frei Bento Domingues (Instituto Tomás de Aquino), Stefan Bratosin (Universidade Paul Valéry, Montpellier, França) e Luís Salgado de Matos (Universidade de Lisboa), além dos anfitriões José Eduardo Franco (Universidade Aberta) na qualidade de presidente da Comissão Científica e José Brissos-Lino (Universidade Lusófona) enquanto presidente da comissão organizadora e executiva.

O congresso decorre na Igreja Evangélica Presbiteriana de Lisboa e na Universidade Lusófona de Ciências e Tecnologias, com sete conferências de abertura e sessões plenárias, e um total de dezasseis seminários.

LFS

Porto: Iniciativa solidária da Irmandade dos Clérigos
Mai 25_Mai 27 todo o dia
Porto: Iniciativa solidária da Irmandade dos Clérigos

Porto, 02 mai 2018 (Ecclesia) – A Irmandade dos Clérigos, na Diocese do Porto, vai realizar uma iniciativa solidária de 25 a 27 deste mês.

Desta vez, as verbas recolhidas pela Irmandade dos Clérigos irão reverter a favor do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga, em Santa Maria da Feira, lê-se num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Segundo o comunicado esta iniciativa vem na sequência de várias outras ações já promovidas pela Irmandade, de apoio a instituições de saúde em áreas como “a investigação” e a compra de “equipamentos e material científico”.

LFS

Setúbal: Ação sobre «Princípios da conservação, métodos e formas de exposição»
Mai 25 todo o dia
Setúbal: Ação sobre «Princípios da conservação, métodos e formas de exposição»

Setúbal, 16 abr 2018 (Ecclesia) – O Centro de Documentação de Instituições Religiosas e da Família, tutelado pelo Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro (Cova da Piedade), organiza, dia 25 de maio, sobre «Princípios da conservação, métodos e formas de exposição».

Esta ação de formação teórico-prática será ministrada pela conservadora-restauradora Helena Nunes e está integrada no âmbito das atividades de difusão cultural e de salvaguarda do património documental, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A atividade decorre no auditório do Centro de Documentação (edifício junto à Capela S. João da Ramalha), no dia 25 de maio (sexta-feira), das 10.30h às 13.30h e das 15.00h às 18h00.

O Centro de Documentação de Instituições Religiosas e da Família pretende salvaguardar e dar a conhecer o património documental existente nas paróquias da Diocese de Setúbal.

Com este objetivo realiza a inventariação, tratamento arquivístico, conservação e digitalização deste tipo de acervos, e agora também, a divulgação da rúbrica o “Livro do Mês do Centro de Documentação”, para difundir o seu acervo digital, de modo a que a informação seja de todos.

LFS

Igreja/Cultura: Inauguração da Bienal de Arquitetura de Veneza
Mai 25 todo o dia
Igreja/Cultura: Inauguração da Bienal de Arquitetura de Veneza

Cidade do Vaticano, 20 mar 2018 (Ecclesia) – A Santa Sé apresentou hoje o seu primeiro pavilhão na Bienal de Arquitetura de Veneza, as ‘Vatican Chapels’, um conjunto de 10 capelas de arquitetos internacionais, incluindo o português Eduardo Souto de Moura.

A inauguração do Pavilhão está marcada para 25 de maio e a sua presença em Veneza estende-se até 25 de novembro deste ano.

O presidente do Conselho Pontifício da Cultura (Santa Sé), cardeal Gianfranco Ravasi, disse que esta presença católica, na ilha de San Giorgio Maggiore, quer ser uma peregrinação em 10 etapas, para “crentes e não-crentes”, e que os edifícios terão como sinais tradicionais dos espaços de culto “o ambão e o altar”.

LFS

Igreja/Cultura: «Vatican Chapels» prometem brilhar na Bienal de Arquitetura de Veneza

 

UCP/Braga: Jornadas teológicas sobre a família e os jovens
Mai 25@21:00
UCP/Braga: Jornadas teológicas sobre a família e os jovens

Braga, 07 mai 2018 (Ecclesia) – A Revista Cenáculo (dos Alunos da Faculdade de Teologia de Braga) e a associação de estudantes da mesma faculdade da Universidade Católica Portuguesa do polo de Braga promovem, neste mês de maio, umas jornadas sobre «Família e Jovens: que caminhos, que oportunidades».

As conferências estão divididas em três dias e no primeiro (08 de maio) conta com a presença de Pablo Guerrero Rodriguez, professor na Universidade Pontifícia de Comillas (Madrid – Espanha) que fala sobre «Família: do problema à oportunidade. A Família e alguns dos seus desafios», lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

No dia 11 de maio, Liliana Trigueiros, psicóloga ligada à terapia familiar, Pedro Portela, empenhado no acompanhamento familiar pela ação pastoral dos Jesuítas e Isabel Filgueiras, professora de EMRC, abordam o tema «Família: Onde estás?»

A última sessão (25 de maio) conta com a participação do padre Carlos Carneiro sj, do padre Rui Alberto SDB e de Pedro Duarte Silva, diretor pedagógico dos escuteiros, num painel que tem no horizonte a realidade juvenil e o lugar que cada jovem ocupa na Igreja.

As sessões decorrem na Universidade Católica Portuguesa – Braga e começam sempre às 21h00.

LFS

Lisboa: Paróquia do Campo Grande reflete sobre «dignidade de vida ou cultura de morte»
Mai 25@21:30

Lisboa, 17 mai 2018 (Ecclesia) – A Paróquia do Campo Grande, no Patriarcado de Lisboa, vai dinamizar um debate dedicado ao tema da Eutanásia, intitulado ‘Dignidade de Vida ou Cultura de Morte’, às 21h30, no dia 25 de maio na sua igreja.

Na nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, a organização informa que a sessão tem como oradores monsenhor Victor Feytor Pinto, que foi o responsável da Comissão Nacional da Pastoral da Saúde durante 28 anos, o economista António Bagão Félix e o médico António Maia Gonçalves.

O encontro sobre ‘Eutanásia – Dignidade de vida ou cultura de morte?’ tem a moderação de Jacinta Oliveira, a partir das 21h30, de 25 de maio, na igreja do Campo Grande, em Lisboa.

CB

Mai
26
Sáb
Algarve: Tertúlia «Fé e Memória» dedicada ao património religioso
Mai 26 todo o dia
Algarve: Tertúlia «Fé e Memória» dedicada ao património religioso

Faro, 16 mai 2018 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve vai receber a tertúlia ‘Fé e Memória’ dedicada ao seu património religioso, promovida pela Associação Teia D’Impulsos, a 26 de maio, pelas 16h00, na ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, em Vila do Bispo.

“Seis especialistas com perspetivas e abordagens diversas sobre a memória e o património religioso no Algarve irão refletir sobre o seu estado presente, os desafios previstos e as ameaças sentidas, sempre com os olhos no futuro”, é a proposta da organização da tertúlia.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, o jornal ‘Folha do Domingo’ contextualiza que entre os intervenientes está o diretor do Sector da Pastoral do Turismo, da Diocese do Algarve, o padre Miguel Neto, que fundou a ArtGilão – Atividades Religiosas e Turísticas de Tavira.

LFS

Algarve: Tertúlia «Fé e Memória» dedicada ao património religioso

 

Família: «Encontro Matrimonial» peregrina à Cova da Iria
Mai 26_Mai 27 todo o dia
Família: «Encontro Matrimonial» peregrina à Cova da Iria

Lisboa, 18 abr 2018 (Ecclesia) – O Movimento Encontro Matrimonial (EM), dedicado ao apoio pastoral a casais e famílias, vai peregrinar a Fátima entre os dias 26 e 27 de maio.

Segundo um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, os membros que integram o EM no país vão estar na Cova da Iria acompanhados pelos vários sacerdotes e religiosas que integram o movimento para “saudar Nossa Senhora, rezar em conjunto, trabalhar relações e viver uma grande festa”.

Entre os participantes estarão também membros do Conselho Mundial EM e mais de uma dezena de casais e consagrados provenientes de África e da Ásia.

LFS

Fátima: Movimento Encontro Matrimonial promove peregrinação à Cova da Iria

 

Viana do Castelo: Humorista Nilton no «Campus da Gratidão»
Mai 26_Mai 27 todo o dia
Viana do Castelo: Humorista Nilton no «Campus da Gratidão»

Viana do Castelo, 28 mar 2018 (Ecclesia) – O humorista Nilton vai estar presente no Campus da Gratidão, uma iniciativa da Diocese de Viana do Castelo, no Centro Pastoral Paulo Vi (Darque) que se realiza nos dias 26 e 27 de maio.

A Vigararia da Evangelização, Doutrina da Fé e Catequese, mais diretamente responsável pela organização da atividade, «O Campus da Gratidão» apresenta-se “como um grande evento celebrativo dos quarenta anos da fundação da Diocese de Viana do Castelo”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O dia 26 de maio vai ser, essencialmente, dedicado aos jovens, catequistas, escuteiros, animadores, grupos da pastoral juvenil e alunos de EMRC e, no programa, o destaque “vai para a presença do conhecido humorista Nilton”, realça o comunicado.

LFS

Viana do Castelo: Humorista Nilton no «Campus da Gratidão»

 

Cultura: Souto de Moura desenha capela para pavilhão da Santa Sé
Mai 26 todo o dia
Cultura: Souto de Moura desenha capela para pavilhão da Santa Sé

Cidade do Vaticano, 25 jan 2018 (Ecclesia) – O arquiteto português Eduardo Souto de Moura, vencedor de um prémio Pritzker, é um dos dez convidados pela Santa Sé para a conceção do seu primeiro pavilhão na Bienal de Arquitetura de Veneza.

O Conselho Pontifício da Cultura (Santa Sé) anuncia, em comunicado, que o Vaticano vai marcar presença na 16ª edição da mostra internacional, de 26 de maio a 25 de novembro deste ano, com um pavilhão na ilha de San Giorgio Maggiore.

A participação inédita vai ser feita através da construção de dez capelas projetadas por arquitetos de diversas partes do mundo.

A inspiração para o pavilhão da Santa Sé será a “Capela no Bosque”, construída em 1920 por Gunnar Asplund no cemitério de Estocolmo.

O projeto é promovido diretamente pelo cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício da Cultura, com curadoria de Francesco Dal Co, historiador italiano de arquitetura.

“Dez arquitetos de comprovada experiência e com formações diferentes, foram convidados a propor e realizar cada um uma capela, usando diferentes materiais”, assinala a nota divulgada pelo organismo da santa Sé.

No projeto e na realização das estruturas vai ser tida em consideração a possibilidade de reutilizar as capelas depois da exposição.

Os arquitetos da Itália, Espanha, Portugal, Reino Unido, EUA, Austrália, Brasil, Japão, Chile, Sérvia e Paraguai são chamados a apresentar capelas “isoladas, colocadas num ambiente natural e abstrato, metáfora do peregrinar da vida”.

A apresentação oficial do projeto da Santa Sé e dos arquitetos participantes vai decorrer em abril, na sala de imprensa do Vaticano.

Segundo o site especializado ‘Archdaily’, os outros arquitetos convidados são Carla Juaçaba, Brasil; Smiljan Radic, Chile; Javier Corvalán, Paraguai; Eva Prats & Ricardo Flores (Flores & Prats), Espanha; Sean Godsell, Austrália; Norman Foster, Reino Unido; Andrew Berman, Estados Unidos da América; Teronobu Fujimori, Japão; Francesco Cellini, Itália.

OC

Cultura: Responsável do Vaticano promete pavilhão «estrondoso» na Bienal de Arquitetura de Veneza

Igreja/Cultura: «Vatican Chapels» prometem brilhar na Bienal de Arquitetura de Veneza

 

UCP/Braga: Jornadas de Filosofia sobre «Deus depois da “morte de Deus”»
Mai 26@10:00_17:30
UCP/Braga: Jornadas de Filosofia sobre «Deus depois da "morte de Deus"»

Braga, 21 mai 2018 (Ecclesia) – As Jornadas de Filosofia da Religião na Universidade Católica Portuguesa – Braga realizam-se a 26 deste mês, das 10h00 às 17h30, e têm como tema «Deus depois da “morte de Deus”: Abordagens filosóficas contemporâneas».

Esta iniciativa – decorre no Edifício D do Campus Camões da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais – conta com quatro conferências, da responsabilidade dos professores João Duque, Domingos Faria, João Carlos Onofre Pinto, SJ e Andreas Lind, SJ, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

João Duque aborda o tema «A relação inter-humana como “mostração” da existência de Deus» e Domingos Faria reflete sobre «Deus é possível? Logo, existe!», salienta o programa.

«Afirmar a existência de Deus ou aceder à realidade divina? O argumentum de Santo Anselmo comentado a partir da fenomenologia de Michel Henry» é o tema da conferência de Andreas Lind e «O enigma da «religação» ao poder do real e a exigência da «experiência» de Deus» é a trave mestra da reflexão de João Carlos Onofre Pinto.

Acreditadas como formação de curta duração para professores do Ensino Básico e do Ensino Secundário, as jornadas, de participação livre e gratuita, implicam uma inscrição prévia.

LFS

Lisboa: Encontro com responsável pela catequese para pessoas com deficiência em Itália
Mai 26@15:00
Lisboa: Encontro com responsável pela catequese para pessoas com deficiência em Itália

Lisboa, 04 mai 2018 (Ecclesia) – O Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência vai promover encontros para todas as dioceses de Portugal com a irmã Verónica Donatello, responsável pela catequese para pessoas com deficiência em Itália, com o objetivo de sensibilizar para a inclusão eclesial.

A religiosa italiana vai deslocar-se a diferentes pontos do país estando previsto um encontro no dia 26, às 15h, uma “sessão interdiocesana” em Lisboa, “para um público alargado, educadores, professores, párocos, catequistas, famílias, pessoas com deficiência, comunicação social e público em geral”, a decorrer no auditório do Lar S. Catarina Labouré, das Irmãs S. Vicente Paulo, no Campo Grande.

LFS

Igreja: Responsável pela catequese para pessoas com deficiência em Itália fala sobre a inclusão eclesial em Portugal

 

Mai
27
Dom
Braga: Encontro sobre «Pastoral para e com surdos»
Mai 27 todo o dia
Braga: Encontro sobre «Pastoral para e com surdos»

Braga, 11 mai 2018 (Ecclesia) – O Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência vai promover encontros para todas as dioceses de Portugal com a irmã Verónica Donatello, responsável pela catequese para pessoas com deficiência em Itália, com o objetivo de sensibilizar para a inclusão eclesial.

A religiosa italiana vai deslocar-se a diferentes pontos do país estando previsto um encontro em Braga, na Basílica dos Congregados (Centro Pastoral de Surdos) no dia 27 de maio, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Dar voz, ouvir, estar próximo dos surdos e das pessoas com deficiência, na experiência e no testemunho da fé em Jesus”, lê-se.

LFS