Mais de 250 educadores participam na iniciativa

Porto, 19 jul 2014 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano da Catequese do Porto promove este sábado e domingo, na Casa Diocesana de Vilar, a 10.ª edição das jornadas de verão, iniciativa direcionada para todos os catequistas e educadores católicos da região.

De acordo com o site do Secretariado Nacional de Educação Cristã, o evento reúnee mais de 250 educadores e visa ser “um espaço de reflexão sobre a catequese como iniciação à vida na fé e o itinerário catequético”.

Para isso, os participantes vão ter à disposição um conjunto de “ferramentas para conhecerem e manusearem os catecismos e planificarem a catequese”.

No programa dos dois dias de jornada destacam-se dois cursos de “formação intensiva” à escolha, um intitulado “Uma pedagogia para a iniciação cristã” e outro “O evangelho da graça e a graça do evangelho”.

Enquanto um dos cursos aprofundará as estratégias pedagógicas e didáticas a adotar na transmissão da fé aos mais novos, com a participação do padre Luís Miguel Rodrigues, especialista em Teologia Catequética; o outro abordará as linguagens da fé, através de Rui Santiago, formador da Congregação dos Missionários Redentoristas.

Nos intervalos das formações, catequistas e educadores católicos vão ter a oportunidade de participar em “ateliers” sobre a melhor forma de “trabalhar a interioridade”, através da “oração e da música”, e de dinamizar a “catequese intergeracional”, entre pais e filhos.   

Paralelamente às jornadas, decorrerão no mesmo local as 4.ª Mini Jornadas, este ano com “um total de 10 workshops” destinados a ajudar os participantes a prepararem os “itinerários catequéticos” de cada ano.

O bispo auxiliar do Porto, D. João Lavrador, preside às 18h45 à eucaristia.

As comunicações realizadas durante as jornadas podem ser vistas posteriormente na página da internet do Secretariado Nacional da Educação Cristã.

JCP

Partilhar:
Share