Lisboa, 22 jun 2018 (Ecclesia) – Os Salesianos vão lançar o seu novo itinerário catequético intitulado ‘Ligações’, no mês de setembro, um “projeto inovador” que foi “desenhado de raiz” e com o qual querem “contribuir para a atualização” da catequese.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, informa que o “projeto inovador” para “conhecer, celebrar e viver a Fé” é compatível com as propostas que já existem para a catequese.

Os Salesianos revelam que avançaram com o itinerário catequético “conscientes dos desafios postos pela cultura contemporânea”.

“Hoje os tempos para assumir a Fé são mais longos. É-se adolescente e jovem até mais tarde, e não vale a pena fingirmos que isso não interfere na forma como nos relacionamos e aprendemos”, explica o coordenador do projeto, o padre Rui Alberto, doutorado no âmbito da Teologia com especialidade em Pastoral Juvenil e Catequética

Com um “design apelativo e uma linguagem cativante”, o itinerário de educação à fé ‘Ligações’ “oferece” materiais catequéticos dos 6 aos 18 anos que se desenvolvem em 12 anos, divididos em 4 fases, “com metas bem identificadas”, de 3 anos cada.

A proposta tem em conta a “tradição da catequese dos últimos 30 anos”, por isso, o padre Rui Alberto realça que é “perfeitamente possível” às comunidades articularem esses materiais com “os catecismos que existem atualmente ou até com outros itinerários bíblicos” que algumas paróquias têm criado por sua iniciativa.

Os novos conteúdos “pretendem” que catequizados, catequistas, famílias e paróquias “possam fazer uma catequese renovada, capaz de acompanhar os mais novos a uma fé adulta e feliz”.

A partir dos conteúdos do Catecismo da Igreja Católica é proposta uma caminhada de fé assente em cinco opções educativas: “Importância do grupo como experiência do ser Igreja; reuniões dinâmicas; propostas que conduzem à intimidade com Deus; aprofundamento e meditação da Palavra” e “expressão de fé” fora de portas, nas ‘periferias do quotidiano’”.

Os Salesianos referem que querem também “enriquecer com uma maior atenção social” e assumem a Doutrina Social da Igreja como conteúdo “estruturante da identidade cristã”.

Segundo o comunicado, o ‘Ligações’ vai chegar ao mercado de forma faseada e em setembro, vão ser lançados o ‘Livro Zero’ e “os materiais catequéticos para o 4.º (A Aventura de Escutar), 7.º (Arriscar a Mudança) e 10.º anos (Caminho para Amadurecer)”.

O logótipo tem a forma de uma cruz, uma vez que, o projeto “está convicto” que só o Evangelho de Jesus pode “oferecer esperança e vida abundante às pessoas de todos os tempos”.

CB

Partilhar:
Share