CEP: Bispos de Portugal estudam respostas para «orientações pastorais» da visita ao Vaticano

Documento sobre a catequese e Jubileu da Misericórdia nos trabalhos da assembleia plenária

Fátima, Santarém, 12 nov 2015 (Ecclesia)  – A assembleia plenária da Conferência Episcopal Portuguesa analisou durante esta semana “formas concretas” para continuarem a “renovação pastoral da Igreja em Portugal” a partir das orientações que o episcopado recebeu no Vaticano, no mês de setembro.

“Assembleia refletiu longamente sobre algumas orientações pastorais, tendo em conta os encontros com o Papa Francisco, o discurso do Papa aos Bispos e os encontros nos vários organismos da Cúria Romana”, refere o comunicado final da assembleia plenária da CEP, que hoje terminou em Fátima.

Entre os dias 7 e 12 de setembro de 2015, os bispos de Portugal realizaram a visita “ad Limina” ao Vaticano para o encontro e diálogo com o Papa Francisco e reuniões nos diferentes setores da pastoral na Cúria Romana.

“Continuando o caminho de renovação pastoral da Igreja em Portugal, a Assembleia procurará formas concretas dessa renovação, particularmente numa mais cuidada atenção pastoral à família e à comunidade, e num percurso catequético e formativo de acompanhamento das crianças, adolescentes e jovens”, adiante o documento da CEP hoje divulgado em Fátima.

A assembleia partilhou também iniciativas e sugestões para celebrar o Ano Santo da Misericórdia e, nomeadamente a “maior atenção” na celebração do sacramento da Reconciliação, na peregrinação sobretudo à Catedral, “na valorização da partilha e solidariedade”, nas práticas das obras de misericórdia e nas catequeses sobre a misericórdia nos tempos fortes da liturgia.

Os Bispos refletiram acerca do Relatório final da recente Assembleia Geral ordinária do Sínodo dos Bispos, sobre «a vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo», com a partilha dos delegados da CEP, D. Manuel Clemente e D. Antonino Dias, respetivamente presidente da CEP e presidente da Comissão Episcopal Laicado e Família.

“A Assembleia tomou em consideração as orientações presentes nos documentos divulgados, enquanto se aguarda a prevista Exortação Apostólica do Papa Francisco na sequência do Sínodo”, explicam.

O encontro do órgão máximo do episcopado católico português realizou-se na Casa Nossa Senhora das Dores, em Fátima, iniciou esta segunda-feira pelas 16h00, com o discurso de D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa.

Esta assembleia contou com a presença do Núncio Apostólico, e com representantes da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) e da Conferência Nacional dos Institutos Seculares de Portugal (CNISP).

JCP/CB/PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top