Mensagem de Marcelo Rebelo de Sousa deixa «recomendações e alertas societais»

Coimbra, 24 set 2018 (Ecclesia) – O presidente da República Portuguesa enviou uma “mensagem de apoio” á Cáritas Diocese de Coimbra, no âmbito da Rede Temática SHAFE da Comissão Europeia, com “várias recomendações de trabalho e alertas societais”

“O desafio que é lançado através do trabalho, desenvolvido em Portugal pela Cáritas Coimbra, para uma das Redes Temáticas da Comissão Europeia para 2018 – a SHAFE Smart Healthy Age-Friendly Environments é um dos mais estratégicos desafios para a Europa dos dias de hoje e dos dias futuros”, afirma Marcelo Rebelo de Sousa, numa intervenção enviada à Agência ECCLESIA pela organização.

A rede temática da Comissão Europeia sobre ambientes inteligentes, saudáveis e inclusivos para todas as idades, “através da utilização de novas tecnologias valorizando a Pessoa enquanto elemento central de todo o processo”, é coordenada pela Cáritas Diocesana de Coimbra e foi lançada a 10 de abril, em Bruxelas.

“Enfrentar o envelhecimento das nossas sociedades é um desafio que mobiliza para já um amplo debate político, económico, social, científico e cultural, sobre uma questão, central nas políticas públicas e transversal aos diferentes setores das nossas sociedades”, desenvolve o presidente da República.

No comunicado, a Cáritas Diocesana de Coimbra fala num “debate eminentemente humanista”, nomeadamente no que concerne ao papel das migrações no inverno demográfico da Europa.

“É, pois, um desafio difícil, mas estimulante, aquele para que a Cáritas Coimbra se propõe contribuir. Um desafio que deve motivar e unir todos os portugueses”, destaca ainda Marcelo Rebelo de Sousa, na sua mensagem, com data de 18 de setembro.

‘Smart Healthy Age-Friendly Environments’ é o tema para 2018da rede da Comissão Europeia que a Cáritas Diocesana de Coimbra está a coordenar, com o apoio da AFEdemy, com vista à elaboração de uma declaração conjunta que defina políticas e estratégias europeias nesta matéria.

Neste contexto, foi lançada a Rede Portuguesa Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis, que vai realizar uma assembleia participativa a 11 de outubro, entre as 10h00 e as 17h00, no Auditório da Idealmed, em Coimbra.

CB/OC

Partilhar:
Share