Cultura: Responsável do Vaticano elogia escolha de Tolentino Mendonça para orientar retiro do Papa

Cardeal Gianfranco Ravasi destaca «capacidade criativa» da Igreja Católica em Portugal

Cidade do Vaticano, 02 fev 2018 (Ecclesia) – O presidente do Conselho Pontifício da Cultura (Santa Sé) elogiou a escolha do padre Tolentino Mendonça como orientador do tradicional retiro de Quaresma do Papa e dos seus colaboradores mais diretos, na Itália, de 18 a 23 de fevereiro.

“Penso que é um belo testemunho da capacidade criativa que a Igreja e a cultura portuguesas têm”, disse à Agência ECCLESIA o cardeal Gianfranco Ravasi.

O responsável do Vaticano fala do sacerdote português como um “amigo”, com quem partilha “a mesma sensibilidade, em relação à leitura da Bíblia”.

“Posso dizer que contribuí para que a escolha do Papa Francisco recaísse sobre ele, para a pregação dos exercícios espirituais”, adianta.

O cardeal Ravasi sublinha que a figura do padre Tolentino “está presente num jornal católico italiano [Avvenire, ndr]”, onde publica crónicas, e tem obras suas traduzidas na Itália.

O sacerdote madeirense, vice-reitor da Universidade Católica de Lisboa e consultor do Conselho Pontifício para a Cultura (Santa Sé), vai apresentar ao Papa e seus colaboradores mais diretos um conjunto de 10 reflexões, sobre o tema genérico “O elogio da sede”.

Os exercícios espirituais vão decorrer na Casa do Divino Mestre, dos religiosos paulistas, em Ariccia, arredores de Roma.

O retiro começa às 18h00 (menos uma em Lisboa) do domingo, 18 de fevereiro, com introdução, adoração eucarística e oração das vésperas.

“Aprendizes do espanto” é o título da reflexão do padre Tolentino Mendonça que servirá de introdução a todo ciclo dos exercícios.

Nos dias seguintes, o programa começa com a celebração da Missa às 07h30 locais, e a seguir, a primeira meditação às 09h30; a segunda meditação está prevista para as 16h00, antes da oração das vésperas e da adoração eucarística.

Na sexta-feira, último dia de retiro, está prevista uma única meditação.

Os temas escolhidos pelo sacerdote português são: “a ciência da sede”, “percebi que estava sedento”, “esta sede de nada”, “a sede de Jesus”, “as lágrimas contam uma sede”, “beber da própria sede”, “as formas do desejo”, “ouvir a sede das periferias”, e “a bem-aventurança da sede”.

Durante o período de retiro são suspensas todas as audiências, incluindo a audiência geral de quarta-feira.

José Tolentino Mendonça nasceu em Machico (Arquipélago da Madeira) em 1965 e foi ordenado padre em 1990; doutorado em Teologia Bíblica, em Roma.

Biblista, investigador, poeta e ensaísta, Tolentino Mendonça foi condecorado com o grau de Comendador da Ordem de Sant’lago da Espada por Aníbal Cavaco Silva, presidente da República, em 2015.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top