«Cuidar o Outro» foi o tema do II congresso do diálogo inter-religioso 

Lisboa, 03 out 2018 (Ecclesia) – O presidente da Comissão da Liberdade Religiosa, José Vera Jardim, referiu, hoje, em Lisboa, que a reação negativa à migração é causada fundamentalmente “pelo medo” e pode colocar “perigos no curto prazo”

No II congresso do diálogo inter-religioso com o tema «Cuidar o Outro», a decorrer na Universidade Católica Portuguesa, José Vera Jardim realça que este problema “não se resolve” chamando a todas as pessoas que são contra a imigração de “fascistas e extrema-direita” porque elas são contra porque estão “dominadas por vários medos: perder o emprego, segurança social”.

“O mundo hoje está confrontado com enormes problemas – alterações climáticas, económicos, sociais -, mas o problema das migrações é daqueles que mais põe perigos no curto prazo”, disse à Agência ECCLESIA o presidente da Comissão da Liberdade Religiosa.

“Vivemos num mundo de medos” e tudo o que for feito “através do diálogo e do esclarecimento” contribui para que os medos se “diluam ou até desapareçam”, frisou José Vera Jardim.

O “diálogo contínuo” cria um clima de apaziguamento e uma “cidadania mais inclusiva para todos”, sublinhou o responsável.

Na sessão de abertura deste congresso esteve também presente Maria Manuel Leitão Marques, ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, onde admitiu que existe um “bom relacionamento entre as religiões em Portugal”, mas o que “sabemos da história é que os direitos nunca são adquiridos”.

“Os bons relacionamentos são uma construção e um trabalho de muitos e de todas as comunidades”, afirmou a ministra.

Para Maria Manuel Leitão Marques é fundamental “continuar a trabalhar” por um ambiente de viver “com a diferença”.

“Nunca devemos dar nada por adquirido”, finalizou a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa.

O congresso contou também com uma conferência de Walter Osswald, conselheiro do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa, e vários oradores em dois painéis: «Saúde e Assistência Hospitalar e às prisões – O cuidado do outro» e «Responsabilidade Social nas ONG e Sociedade Civil/Intervenção Social e Apoio Social à Comunidade».

LFS

Partilhar:
Share