Bispo deseja a união entre todos para «anunciar o Evangelho»

Lisboa, 14 abr 2018 (Ecclesia) – O bispo do Porto disse à Agência ECCLESIA que a questão económica diocesana “não é um drama” e que se preocupa sobretudo com a capacidade de união para “anunciar o Evangelho”.

“A questão económica enquanto tal não é um drama, porque o Porto tem recursos, tem boas vontades, não tenhamos ilusão, tem capacidades de gente incrível para a gestão”, afirmou D. Manuel Linda.

Em entrevista à Agência ECCLESIA por ocasião da sua entrada na diocese, o bispo do Porto comentou a situação económica que vai encontrar e disse que não está em causa a “falência”.

“A diocese do Porto não irá á falência, de certeza absoluta”, sublinhou.

“Vamos identificar os problemas, perceber porque se chegou a uma situação com gravidade (que ainda não conheço) e, depois de a identificar, vamos arranjar uma solução. Com o tempo, não é de um dia para o outro”, acrescentou.

D. Manuel Linda disse estar sobretudo preocupado com a união entre todos para “anunciar o Evangelho”.

“Quando as pessoas estão na disposição do diálogo e de perceber que a Igreja não é uma sociedade qualquer, mas tem objetivos, metas e estruturas, logicamente que as pessoas que são inteligentes vão colaborar”, afirmou.

“Se alguém não quiser colaborar, terá de ficar pelo caminho”, acrescentou o bispo do Porto.

D. Manuel Linda disse que se vai “desfazer em amabilidade para cativar boas vontades”, promovendo um diálogo “sem limites” e que não seja “perda de tempo”.

Questionado sobre a concretização a nível local das atitudes do Papa Francisco, como a escolha de um quarto na Casa de Santa Marta para habitar, o bispo do Porto disse “viveria muito mais confortável num prédio de apartamentos”

“A história colocou-nos nas mãos estes palacetes que levam à inveja, pode-se dizer, de algumas pessoas da sociedade civil, mas não nos podemos desfazer deles”, acrescentou.

D. Manuel Linda, até agora responsável pelo Ordinariato Castrense, foi nomeado bispo do Porto pelo Papa Francisco, no último dia 15 de março, para suceder a D. António Francisco dos Santos, falecido a 11 de setembro de 2017.

A entrada solene na diocese nortenha acontece este domingo, pelas 16h00, no dia em que D. Manuel Linda completa 62 anos de idade.

A entrevista a D. Manuel Linda é emitida no programa 70×7 deste domingo, às 13h40 na RTP”, e está publicada integralmente na edição especial publicada pela Agência ECCLESIA em www.agencia.ecclesia.pt/bispodoporto.

PR

 

 

Partilhar:
Share