O Instituto Padre António Vieira organiza programa de iniciativas para «celebrar Mandela»

Lisboa, 17 jul 2018 (Ecclesia) – O Instituto Padre António Vieira assinala o centésimo aniversário do nascimento de Nelson Mandela com conferências e iniciativas através do projeto “Academia de Líderes Ubuntu”.

A “Academia de Líderes Ubuntu”, projeto do Instituto Padre António Vieira (IPAV), “que tem em Nelson Mandela um dos seus grandes inspiradores, não podia deixar de comemorar esta data”, refere a página da internet da iniciativa.  

Desde 2010 a inspirar “jovens para liderarem como Mandela”, esta academia organizou um programa de atividades e iniciativas nesta semana em que se assinala o centésimo aniversário do nascimento de Nelson Mandela, a 18 de julho.

Uma das conferências acontece esta terça-feira e conta com intervenções de convidados nacionais e internacionais sobre o “impacto que o exemplo de Nelson Mandela teve nas suas vidas, quer através de um contacto pessoal, quer através da inspiração intergeracional junto dos mais jovens”, como se pode ler.

O painel de oradores conta com D. Ximenes Belo, prémio nobel da Paz 1996, Rui Marques, presidente do IPAV e Eugénia Quaresma, da Academia de Líderes Ubuntu e diretora da Obra Católica Portuguesa de Migrações, entre outros.

Esta quarta-feira, dia Internacional Nelson Mandela, acontece ainda a iniciativa “Pontes Mandela”, uma ação de sensibilização, com distribuição de postais que inspirem para a construção de pontes, em torno da memória de Nelson Mandela, que vão ser entregues nas pontes 25 de abril e Vasco da Gama e em várias estações ferroviárias da cidade de Lisboa.

O Dia Internacional Nelson Mandela é uma comemoração internacional instituída pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em novembro de 2009, a ser comemorado em todos os dias 18 de julho, data de nascimento do líder sul-africano, “instando o Mundo a assinalar a efeméride fazendo a diferença nas comunidades em que se inserem”.

SN

Partilhar:
Share