Ecumenismo: Papa homenageia «mártires» contemporâneos

Francisco presidiu a celebração de oração no final da semana de oração pela unidade dos cristãos

Roma, 25 jan 2018 (Ecclesia) – O Papa Francisco prestou hoje homenagem aos “mártires” contemporâneos, numa celebração ecuménica que marcou o final da semana de oração pela unidade dos cristãos, em Roma.

“Quantos irmãos sofrem hoje perseguições em nome de Jesus. Quando o seu sangue é derramado, ainda que pertençam a confissões diferentes, tornamo-nos juntos testemunhas da fé, mártires, unidos no vínculo da graça batismal”, disse, na homilia que proferiu durante a oração de Vésperas, na Basílica de São Paulo fora de muros.

A celebração anual acontece no final da semana de oração pela unidade dos cristãos, no hemisfério norte.

Francisco falou de “desertos espirituais” que desafiam as várias comunidades eclesiais a anunciar uma mensagem de “esperança e alegria”.

“Junto aos amigos de outras tradições religiosas, os cristãos enfrentam hoje desafios que degradam a dignidade humana, fogem de situações de conflito e de miséria, são vítimas do tráfico de seres humanos e de outras escravidões modernas”, acrescentou.

O Papa sublinhou o percurso realizado ao longo do último século no diálogo entre Igrejas cristãs, unidas pelo Batismo.

“Quando as divergências nos separem, reconheçamos que pertencemos ao povo dos redimidos, à mesma família de irmãos e irmãs amados pelo único Pai”, prosseguiu.

A celebração contou com a participação de vários representantes de Igrejas e comunidades eclesiais presentes em Roma.

Francisco convidou todos a fazer a “experiência fundamental” da misericórdia de Deus.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top