Tomar, na diocese de Santarém, acolheu o VIII Encontro nacional da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica do ensino secundário

Tomar, 14 abr 2018 (Ecclesia) – O bispo de Santarém, D. José Traquina, convidou os cerca de 1700 jovens participantes do encontro nacional da disciplina de educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) a saírem virtuosos, como os antepassados daquela cidade, e a serem “entusiasmados com a vida”.

“Nós precisamos de jovens defensores de valores, com os quais se edifiquem queremos que os jovens cristãos não sejam só consumidores mas gente entusiasmada com a vida e que estejam dispostos a edificar uma sociedade e um mundo melhor”, revelou o anfitrião D. José Traquina, em declarações à Agência ECCLESIA.

Numa caminhada noturna, nesta sexta-feira, onde a reflexão, o silêncio e a música no castelo de Tomar esperavam os jovens D. José Traquina convidou-os a “saírem vitoriosos” à semelhança “dos homens do passado” daquela cidade e da “História de Portugal”.

“Temos de aprender com o passado para rasgar o futuro”, reforçou.

O prelado confessou ainda que quando há jovens interessados na sua edificação para os “mais velhos é um grande estímulo, um grande bem”.

DES[A]RMA-TE!» foi o tema da oitava edição do Encontro Nacional do Ensino Secundário dirigido aos alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do ensino secundário de todo o país que decorreu esta sexta-feira e sábado em Tomar.

Para o coordenador nacional da disciplina de EMRC, Fernando Moita, este desafio de ‘’desarmar’’ é uma provocação para os jovens, para os “fazer sair do seu egoísmo” e descobrir a importância de estar e caminhar juntos.

“Desarmar-te para que possam amar, primeiro amar a si próprio, coerente com valores e princípios, para isso é necessário desprender-se de si para, em conjunto com os outros, descobrir o serviço como razão de vida”.

Quanto mais olho para o outro mais sou pessoa e mais sou feliz”, disse Fernando Moita. 

O coordenador nacional da disciplina explicou ainda que esta atividade faz parte integrante da disciplina no âmbito do ensino secundário, tocando várias unidades letivas, e que foi preparada como se fosse uma “aula especial”.

CB/SN

 

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