Peregrinação nacional do movimento em a Fátima para um encontro de reflexão

Fátima, 26 mai 2018 (Ecclesia) – O Movimento Encontro Matrimonial está apostado em fortalecer a vivência em casal para que estes possam dar o seu contributo ao mundo.

“O mundo pede que as famílias sejam fortes. Se ajudarmos os casais a ser fortes então a capacidade das famílias será melhor”, afirmou hoje Daniel Ee à Agência ECCLESIA, que juntamente com a esposa Shelly e o padre Nhataniel Gomez, integram a equipa internacional eclesial do movimento Encontro Matrimonial.

Em Fátima, para a peregrinação internacional, este movimento procura aprofundar as características sociais para melhor “convencer os casais e os sacerdotes a realizarem os encontros” de formação, assentes nos pilares diálogo, a ternura e a oração, acrescenta Luís Cruz, da equipa nacional.

“A nossa sociedade esqueceu-se do mais importante, que é o amor. Esse amor tem de ser vivido todos os dias. Todos os dias temos uma relação que todos os dias necessita ser trabalhada”, acrescenta.

O Movimento Encontro Matrimonial está presente em 94 países, em cinco continentes, mas procura novas formas de “formas de chegar junto dos casais e dos jovens sacerdotes, na sua linguagem”, explica Daniel Ee.

É a proposta de formação durante um fim-de-semana, denominado de «fim-de-semana original», que os responsáveis querem alargar, propondo depois uma “partilha de vida com os padres e com outros casais”.

Rita Eleutério e Luís Cruz, são casados há 20 anos, e indicam que apesar de o movimento estar em Portugal há 35 anos, a realidade não é a mesma.

“Tem-se tornado difícil chegar a outros. Existe há 35 anos em Portugal, mas na altura a vivência de casamento e os valores eram diferentes”, traduz Rita.

A rotina é identificada pelo sacerdote Luís Bairrada, da equipa eclesial do encontro matrimonial em Portugal, como um desafio entre casais.

“Sabemos que a rotina e outras situações sociais chocam com alguns valores entre o casal. O encontro matrimonial propõe debates, formações e partilhas para que o casal se sinta apoiado na sua decisão de amar”, sustenta.

O Encontro Matrimonial é um movimento que tem como objetivo, apresenta a página na Internet, aprofundar a relação dos casais, sendo homem e mulher, e propõe o enriquecimento da relação de sacerdotes e religiosos com as suas comunidades, através da experiência de diálogo.

HM/LS

Partilhar:
Share