Escolas Católicas: Professores refletem sobre «a interioridade como paradigma educativo»

Inscrições para ação de formação na Diocese do Porto terminam dia 28 de abril

Lisboa, 26 abr 2017 (Ecclesia) – A Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC) e o Departamento de Escolas Católicas, do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), promovem uma formação sobre ‘A interioridade como paradigma educativo’, este sábado, na casa Diocesana do Vilar, no Porto.

Em declarações enviadas à Agência ECCLESIA, a coordenadora do Departamento da Escola Católica do SNEC explica que a formação se enquadra “na missão” que a instituição de ensino “deve ter como objetivo primeiro, o educar crianças e jovens para a verdadeira liberdade”.

“A complexidade do mundo de hoje, cheio de solicitações, pede a urgência de reaprender a encontrar a nossa vida interior. Apenas no silêncio, na escuta, o verdadeiro encontro acontece com nós próprios, com a natureza, com os outros e com Deus”, desenvolveu Elisa Urbano, divulga o portal EDUCRIS, da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.

‘A interioridade como paradigma educativo’ é o tema da ação de formação que conta com a adesão de “mais de 120 professores de 37 escolas católicas”; As inscrições são limitadas e terminam dia 28 de abril.

Os participantes vão receber um certificado de presença “referente a 7 horas de formação” e na casa Diocesana do Vilar, na Diocese do Porto, vão ter oportunidade de ouvir a especialista em Educação para a Interioridade Elena Andrés, a partir das 09h40, deste sábado.

A oradora, que é também a coordenadora do projeto DEBIR da Diocese espanhola Vitoria-Gasteiz, vai apresentar “os fundamentos teóricos que estão na base desta proposta de paradigma” e que se constituem como “fundamento para a unidade da pessoa como pessoa com e para os outros”.

Antes do diálogo aberto com a Elena Andrés às 12h00, o programa prevê a apresentação de projetos já implementados em diferentes colégios a partir das 11h20.

Entre as 14h00 e as 17h30, os participantes vão dividir-se por cinco ateliês orientados pela formadora e por professores do Colégio de Nossa Senhora do Rosário, no Porto, e do Colégio dos Carvalhos, em Vila Nova de Gaia, que “já utilizam estes ensinamentos na sua pedagogia diária com alunos”.

O ‘Educris’ informa ainda que vão apresentar em direto na rede social Facebook algumas das dinâmicas propostas pelas duas escolas na tarde de sábado.

A formação ‘A interioridade como paradigma educativo – e fundamento para a unidade das pessoas como pessoas com e para os outros’ é promovida pela Associação Portuguesa de Escolas Católicas e o Departamento de Escolas Católicas, do Secretariado Nacional da Educação Cristã.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top