Lisboa, 03 jul 2018 (Ecclesia) – A capital do Chipre, Nicósia, acolheu a 46ª reunião dos secretários-gerais das Conferências Episcopais Católicas na Europa, dedicado ao tema da “cultura do encontro”, inspirado no pontificado do Papa Francisco.

“Os secretários-gerais confirmaram o compromisso de promover a cultura do encontro na Igreja, nas relações ecuménicas e com o mundo inteiro”, refere uma nota do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), enviada hoje à Agência ECCLESIA, após o encontro que decorreu de 29 de junho a 2 de julho.

“Os verdadeiros encontros têm uma dimensão vertical, com Deus e uma dimensão horizontal, com os nossos irmãos, e é por isso que a Igreja, comprometida em dar razões de esperança ao Continente, sai ao encontro de outros para proclamar o Evangelho de Jesus, que traz verdadeira justiça e paz para o mundo”.

O encontro começou com uma reflexão sobre a Europa e a Igreja na Europa pelo secretário-geral do CCEE, o sacerdote português Duarte da Cunha, que, após 10 anos, termina a sua missão em setembro.

Em Chipre, os secretários-gerais “rezaram por todas as situações na Europa que exigem paz” e pela paz no Médio Oriente.

OC

Partilhar:
Share