Eutanásia: Ponta Delgada recebe debate «Decidir sobre o final da vida»

Iniciativa inserida no ciclo de discussão pública que o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida está a promover até dezembro

Ponta Delgada, Açores, 26 set 2017 (Ecclesia) – O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida promove hoje em Ponta Delgada, Açores, um encontro inserido no ciclo de debates “Decidir sobre o final da vida”.

Esta é a sétima iniciativa de um projeto que tem como objetivo estimular o debate, depois de “iniciativas recentes de cidadãos, destinadas a promover intervenções legislativas sobre a eutanásia e o suicídio assistido” terem colocado estes temas “na discussão pública”.

O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida espera poder “discutir com total abertura e independência as escolhas que se colocam em final de vida”, sejam elas “declarações antecipadas de vontade, locais e condições de prestação de cuidados de saúde, incluindo os cuidados paliativos, futilidade terapêutica, eutanásia e suicídio assistido”.

Para isso tem apostado na participação de “personalidades, entidades e instituições, que podem ajudar a formar opinião e a construir as soluções que melhor podem servir os interesses dos cidadãos”.

O debate de terça-feira, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, tem início previsto para as 17h30 locais (mais uma em Lisboa).

Entre os oradores estará a eurodeputada Maria do Céu Patrão Neves, ligada à organização do evento, também Zuraida Soares, deputada regional do Bloco de Esquerda; Dionísio Faria e Maia, deputado do PS; e Médico e Pedro Gomes, advogado.

Em declarações reproduzidas pelo portal ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra, Maria do Céu Patrão Neves salienta que no debate participarão “pessoas com diferentes profissões, diferentes áreas de interesse mas que refletem e fazem opinião sobre estes e outros assuntos”.

 “Acreditamos que estamos perante um leque de pessoas que pode contribuir para o esclarecimento da população”, frisa a professora catedrática de Ética, na Universidade dos Açores, que espera um “debate honesto, transparente, rigoroso e plural”.

O Ciclo de Debates “Decidir sobre o final da vida” começou a 22 de maio deste ano, na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, com a participação do presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.

Até dezembro deste ano, os debates vão prosseguir em várias cidades do país: Évora, Setúbal, Coimbra, Funchal e Ponta Delgada, e Lisboa.

Em todos os eventos a entrada será livre mas dependente de inscrição prévia para o e-mail geral@cnecv.pt.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top