Bragança, 27 nov 2018 (Ecclesia) – A vila de Mogadouro vai acolher no dia 01 de dezembro a abertura do ano pastoral e litúrgico da Diocese de Bragança-Miranda, centrado no ‘Dom da Esperança’ e no ‘Mistério da Luz’.

Segundo uma nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, pelo Secretariado das Comunicações da Diocese de Bragança-Miranda, a iniciativa começa às 9h30 na Casa da Cultura de Mogadouro, com a mensagem de abertura de D. José Cordeiro.

O programa prevê também a participação de vários oradores, como o padre Duarte da Cunha, pároco de Santa Joana Princesa, em Lisboa, e antigo secretário-geral do Conselho das Conferências Episcopais da Europa.

A apresentação do novo plano pastoral e litúrgico da Diocese de Bragança-Miranda está marcada para as 12h15 e estará a cargo do padre José Bento, vigário episcopal para a Ação Pastoral e Diaconia da Caridade.

A seguir ao almoço, aberto a todos mediante marcação prévia e com um custo de 10 euros por pessoa, terá lugar uma “mesa redonda” ou “missão partilhada”, em que alguns agentes pastorais vão refletir, entre outras matérias, sobre o Ano Missionário que está a decorrer, promovido pelos bispos portugueses.

Destaque para a participação da irmã doroteia Lisete Gonçalves, do padre Manuel Ribeiro, do setor da Catequese, e do padre José António, do Instituto Diocesano de Estudos Pastorais.

Na abertura do ano pastoral e litúrgico da Diocese de Bragança-Miranda, que coincidirá com a celebração da Restauração da Independência portuguesa (1 de dezembro), será também reservado um espaço para a apresentação de quatro novas obras literárias, de cariz cristão.

“Universo Orante”, da Ir Maria José Oliveira (Serva Franciscana Reparadora de Jesus Sacramento), uma edição do Secretariado Nacional de Liturgia.

“Todas as Nossas Senhoras são a mesma Mãe de Deus”, do padre Joaquim Leite (da Diocese de Bragança-Miranda), com a chancela da Fundação “Mensageiro de Bragança”.

“Peregrina na Diocese de Bragança-Miranda / Memórias da visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima”, uma publicação da Diocese de Bragança-Miranda.

E “Lectio Divina / Adolescentes e Jovens em Adoração”, um projeto do Secretariado da Pastoral Juvenil Vocacional da Diocese de Bragança-Miranda e publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia.

A diocese transmontana recorda que um exemplar deste livro foi oferecido ao Papa pelos acólitos de Bragança-Miranda que participaram, em agosto último, na Peregrinação Internacional de Acólitos que decorreu no Vaticano.

JCP

Partilhar:
Share