Faro, 09 jan 2019 (Ecclesia) – Os cristãos católicos e greco-católicos, evangélicos, anglicanos, luteranos e ortodoxos no território da Diocese do Algarve vão rezar juntos, no próximo dia 19, no contexto da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2019.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, o jornal ‘Folha do Domingo’ contextualiza que esta iniciativa começa pelas 16H00, na igreja de São Francisco, em Faro.

O momento de oração que vai juntar cristãos católicos e greco-católicos, evangélicos, anglicanos, luteranos e ortodoxos é organizado pelo Secretariado para o Diálogo Ecuménico e Inter-religioso da diocese algarvia em parceria com as restantes Igrejas cristãs.

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é anualmente celebrada entre os dias 18 e 25 de janeiro, no hemisfério norte, e este ano tem como lema a frase ‘Procurarás a justiça, nada além da justiça’, tirada do livro do Deuteronómio.

Os subsídios para este oitavário foram preparados e publicados em conjunto pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos e a Comissão Fé e Constituição do Conselho Mundial de Igrejas.

A Semana de Oração pela Unidade Cristã 2019 foi preparada por cristãos da Indonésia, país asiático com uma população de 265 milhões onde 86% identificam-se como muçulmanos e 10% dos indonésios são cristãos de diversas tradições.

O Oitavário de Oração pelos Cristãos começou a celebrar-se em 1968 e teve como primeiro tema ‘Para o louvor de sua glória’ (Efésios 1,14); Portugal preparou o material em 1996 vivido com o tema ‘Eis que estou à porta e bato’ (Apocalipse 3, 14-22) e o encontro preparatório realizou-se em Lisboa.

CB

Partilhar:
Share