Madrid, Espanha, 17 dez 2018 (Ecclesia) – De 28 de dezembro a 1 de janeiro de 2018, a cidade de Madrid acolhe, pela primeira vez, o Encontro Europeu de jovens animado pela comunidade de Taizé.

O tema do Encontro foi proposto num texto do irmão Alois, prior de Taizé, publicado para a ocasião: «Não esqueçamos a hospitalidade»

Os delegados do Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese de Madrid, padres Luíz Melchor Sanchez e Pedro Lamata, afirmam que o encontro de final de ano vai “aproximar as pessoas da Igreja e as várias Igrejas entre si”.

“Será também um sinal de Esperança na Juventude que, não raras vezes, é vista como pouco empenhada e alheada da construção de um Mundo melhor”, disse o padre Pedro Lamata.

O prior da Comunidade de Taizé, o irmão Alois, anunciou que o 41.º Encontro Europeu de Jovens vai decorrer na cidade de Madrid, entre 28 de dezembro a 1 de janeiro de 2019.

Neste contexto, os padres Luíz Melchor Sanchez e Pedro Lamata adiantaram que esperam que os participantes levem “um novo fulgor” à cidade.

“Uma lufada de ar fresco e irreverência que só os jovens acrescentam a qualquer lugar onde se reúnam”, referiram os delegados do Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese de Madrid.

O padre Luíz Sanchez realçou que a capital espanhola “é uma cidade que abraça”.

“[Madrid] quer conhecer a tua história e a tua cultura, que se importa com os teus sentimentos e com aquilo que és. Sejam todos benvindos!”, disse o sacerdote espanhol em declarações à jovem portuguesa Vanessa Alves, que integrou a Media Team de Taizé no encontro em Basileia.

Esta vai ser a quarta cidade espanhola a receber a espiritualidade da comunidade monástica francesa depois de Barcelona, Santiago de Compostela e Valência.

Foi publicada nas redes sociais uma oração do irmão Alois pelo final da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2018, que termina hoje no hemisfério norte, onde pode ler-se: “Nós gostaríamos de ser sempre sustentados pela paixão da unidade. Concede que todos aqueles que Te amam sejam um sinal de paz e reconciliação na família humana.”

O Oitavário desde o dia 18 tem sido vivido com o tema “A tua mão, Senhor, é poderosa!” (EX 15,6), do livro do Êxodo, e os subsídios foram preparados pelas Igrejas das Caraíbas.

O encontro europeu 2017 promovido pela Comunidade Taizé reuniu 20 mil jovens em oração e celebração ecuménica, em Basileia, na Suíça.

CB

Partilhar:
Share