Quando:
20 Outubro, 2018_21 Outubro, 2018 todo o dia
2018-10-20T00:00:00+01:00
2018-10-22T00:00:00+01:00
Onde:
2495-401 Fátima
Portugal

Vida dos pastorinhos no centro temático da Escola do Santuário, em 2018/2019

Fátima, 20 out 2018 (Ecclesia) – A Escola do Santuário de Fátima, desenvolvida pelo recém-criado Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima, vai promover entre hoje e amanhã a primeira Oficina Pastoral sobre a ‘Infância Missionária’.

“O que se vai propor é um itinerário, ao longo do fim de semana, promovendo uma abordagem progressiva em torno da vida dos pastorinhos, procurando perceber como é que eles viveram esta dimensão missionária da Igreja”, afirmou o diretor do Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima.

Numa nota enviada  à Agência ECCLESIA, pelo Santuário de Fátima, o padre José Nuno Silva explica que convidaram a participar nas Oficinas Pastorais “pessoas empenhadas” nas congregações, nas obras pontifícias missionárias, ou seja, “nos diversos âmbitos em que esta dimensão missionária da Igreja é cultivada”.

A ação no mês de outubro, dedicado por excelência às missões, vai decorrer  na manhã e tarde de sábado e na manhã de domingo; em cada um dos períodos da oficina vai haver uma proposta de leitura da vida de Francisco e Jacinta “e do modelo de santidade que constituem”, proposta pela equipa da Escola do Santuário de Fátima.

Segundo o programa, há trabalhos de grupo onde se pretende aprofundar esta dimensão missionária da vida dos Pastorinhos e no final da oficina pretende-se ter “quatro propostas pastorais” para a animação da Infância Missionária, sustentadas na vida dos Santos Pastorinhos.

“Sei que há o desejo, e até algumas diligências, no sentido de poderem vir a ser declarados patronos da Infância Missionária para a Igreja Universal” realçou ainda o responsável pelo Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima.

As atividades da Escola do Santuário, durante o ano pastoral 2018/2019, são centradas na vida dos santos Francisco e Jacinta Marto.

As ‘Oficinas Pastorais’ em 2019 são com catequistas, dirigidas à catequese da infância, em fevereiro, e em julho, sobre a peregrinação, para operadores e dinamizadores de peregrinações.

O santuário mariano informa que as `Oficinas Pastorais´ têm um carácter “mais operativo”, por isso, pretendem reunir agentes pastorais das diversas áreas para “trabalhar alguns aspetos da Mensagem de Fátima que “importa propor às comunidades, fora do Santuário”.

A Escola do Santuário de Fátima tem mais duas propostas formativas, o curso sobre a Mensagem de Fátima, que a 17 e 18 de novembro, com o tema ‘E eu vou para o céu?’, é sobre a visão da eternidade, e os retiros ‘Itinerários de Espiritualidade’ que vão ser dedicados ao Rosário – a 15 e 16 de dezembro; 19 e 20 janeiro de 2019, março (16 e 17) e maio (18 e 19) – e uma semana mais intensiva de 27 de maio e 2 de junho.

Estão também previstos ‘Itinerários de Espiritualidade’ específicos, centrados numa determinada temática: “Fátima na luz da Páscoa” (de 18 a 21 de abril); “Encontro de espiritualidade para aposentados: aqui está o meu caminho” (8 a 10 de maio e 9 a 11 de outubro) e um itinerário destinado a pais que perderam filhos crianças: «Não se aflija, minha mãe, eu vou para o céu». Perder um filho criança (15 a 16 de junho).

‘Lúcia de Jesus, o coração como missão’, é o tema do retiro que a Escola do Santuário vai dedicar à Irmã Lúcia e à sua devoção ao Imaculado Coração de Maria, a 21 e 22 de setembro de 2019.

CB

Partilhar:
Share