Foto: Diocese da Guarda

Guarda, 12 out 2018 (Ecclesia) – O Departamento da Pastoral Juvenil Universitária e Vocacional da Diocese da Guarda vai dinamizar um sínodo local para “conhecer as experiências e expectativas” dos jovens em relação à fé e à Igreja, no próximo dia 20.

A Diocese da Guarda informa que o encontro tem como destinatários os jovens entre os 15 e os 30 anos, os párocos, catequistas e animadores de grupos de jovens e vai realiza-se no seminário.

Segundo o programa o “Sínodo” diocesano, começa às 09h30, e o Departamento da Pastoral Juvenil Universitária e Vocacional da Guarda convidou para falar sobre ‘Os jovens e fé’ o diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil da Igreja Católica em Portugal, o padre Filipe Diniz.

Os participantes vão ouvir também falar sobre ‘os jovens e a alegria’, com Tomás Virtuoso, que representou o Secretariado Internacional das Equipas Jovens de Nossa Senhora na reunião pré-sinodal de março, no Vaticano, e da “missão” com o Secretariado das Missões da Diocese da Guarda.

No próximo dia 20, o Departamento diocesano da Pastoral Juvenil Universitária e Vocacional vai também apresentar a nova equipa, que é coordenada pelo padre Rafael Neves e foi nomeado este ano pelo bispo D. Manuel Felício.

O encontro vai realizar-se quando no Vaticano ainda decorrem os trabalhos da 15.ª Assembleia ordinária do Sínodo dos Bispos, dedicado ao tema ‘Os Jovens, a Fé e o Discernimento Vocacional’, que termina a 28 de outubro.

A reunião na Santa Sé começou dia 3 deste mês, e a Conferência Episcopal Portuguesa está representada por D. Joaquim Mendes – bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família – e D. António Augusto Azevedo – bispo auxiliar do Porto e presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios.

CB

Partilhar:
Share