Santo Tirso, 12 nov 2018 (Ecclesia) – A Câmara Municipal de Santo Tirso (Diocese do Porto) e o Mosteiro Beneditino de Singeverga promovem, dia 17 de novembro, um momento de reflexão sobre a pintura «Adoração dos Reis Magos» da autoria de Tintoretto.

Com início às 14h00, no Museu Municipal Abade Pedrosa, Carlos Pinho e Ana Maria Príncipe vão abordar, às 14h45, o tema «História de vicissitudes de um quadro veneziano» e, logo de seguida, às 15h00, o historiador de arte, Vítor Serrão, fala sobre «O maneirismo na pintura portuguesa do tempo de Tintoretto», lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA

O professor da Universidade de Évora, José Alberto Gomes Machado, reflete, às 15h45, sobre «Breves proposições sobre o Tintoretto».

Após conferências no Museu Municipal Abade Pedrosa, os participantes deslocam-se ao Mosteiro Beneditino de Singeverga para visualizar a obra e onde o abade do mosteiro D. Bernardino Costa fala sobre «A pintura de Tintoretto no contexto do Mosteiro Beneditino de Singeverga».

Tintoretto, como era conhecido Jacopo Robusti (Veneza – 1518-1594) foi um “dos mais radicais e extraordinários pintores do maneirismo”, lê-se.

LFS

Partilhar:
Share