Coimbra, 26 set 2018 (Ecclesia) – A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) vai promover o Dia do Património das Misericórdias esta sexta-feira, a partir das 10h00, em Pedrógão Grande (Coimbra), no Auditório da Casa Municipal da Cultura.

Esta iniciativa que pretende destacar “o papel do património na diversidade cultural e no fomento socioeconómico” é uma reflexão sobre “a realidade patrimonial das Santas Casas e incentiva às boas práticas para a melhor gestão e conservação deste património”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA

As Misericórdias têm um “vasto património cultural” e para além de assegurar apoio e respostas sociais às comunidades onde estão inseridas, as santas casas têm, nos últimos anos, “assumido a missão de salvaguardar, preservar e divulgar o seu património cultural, que abrange um vasto leque de realidades como imóveis de interesse arquitetónico, obras de arte, arquivos e manifestações de cultura imaterial”, sublinha a nota.

O Dia do Património das Misericórdias pretende assim aprofundar as “boas práticas” e os “principais desafios para a manutenção e reabilitação deste património”.

Este evento conta com a presença de D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra; o ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes e Manuel de Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas.

LFS

Dia do Patrimonio 2018_Programa

Partilhar:
Share