Quando:
26 Janeiro, 2019_27 Janeiro, 2019 todo o dia
2019-01-26T00:00:00+00:00
2019-01-28T00:00:00+00:00
Onde:
Vinhais

Guarda, 10 jan 2019 (Ecclesia) – O Secretariado da Pastoral Juvenil Vocacional da Diocese de Bragança-Miranda vai promover nos dias 26 e 27 de janeiro a iniciativa ‘Do Panamá a Vinhais’, ligada às Jornadas Mundiais da Juventude que este mês vão decorrer naquele país.

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a irmã Conceição Borges, da organização, explica que o evento pretende ser “uma ligação orante entre a diocese transmontana e as Jornadas Mundiais da Juventude que se realizam no Panamá”.

O programa da iniciativa ‘Do Panamá a Vinhais, aberta a todos os jovens do território, inclui uma vigília de oração, no sábado dia 26 de janeiro, pelas 21h00 na igreja matriz de Vinhais; e uma ligação em direto ao Panamá, às 23h00, para acompanhamento em direto da vigília do Papa Francisco com os jovens.

No domingo, dia 27 de janeiro, terá lugar em Vinhais uma eucaristia a partir das 11h00, com uma cerimónia de entrega da Cruz.

Com o lema ‘Eu aposto na vida’, esta celebração eucarística tem em vista o próximo Dia Diocesano da Juventude, que vai decorrer na vila de Vinhais no dia 11 de maio.

Da Diocese de Bragança-Miranda, está prevista a participação de três elementos nas JMJ do Panamá: um sacerdote, o padre Eduardo Novo, e duas jovens, todos provenientes dos concelhos Torre de Moncorvo e Macedo de Cavaleiros, e ligados aos Jovens Marianos da Imaculada Conceição.

O bispo da região transmontana, D. José Cordeiro, também estará presente no evento, em solo panamiano, em representação da Conferência Episcopal Portuguesa, integrado numa comitiva com outros cinco bispos portugueses.

Além da deslocação ao Panamá, e da aposta na iniciativa ‘Do Panamá a Vinhais’, a Diocese de Bragança-Miranda também estará representada no evento ‘Panamá in Douro’, da Diocese do Porto, nos dias 26 e 27 de janeiro em Gondomar, através de um grupo de jovens salesianos de Mirandela.

As JMJ nasceram por iniciativa de João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude, e têm-se afirmado como um grande acontecimento religioso e cultural para jovens de todo o mundo.

A 34.ª edição do maior encontro internacional de jovens, que decorrerá entre 22 e 27 de janeiro no Panamá, tem como tema ‘Eis a serva do Senhor; Faça-se em mim segundo a Vossa Palavra’, e deverá contar com pelo menos 200 mil jovens inscritos de 155 países.

JCP

Partilhar:
Share