Uma «recoleção espiritual sem deixar o dia-a-dia» onde a informação é partilhada na internet

Leiria, 19 dez 2018 (Ecclesia) – O Centro de Cultura e Formação Cristã, da Diocese de Leiria-Fátima, promove a partir de hoje um ‘Retiro na Vida’, itinerário de aprofundamento da fé, de discernimento e oração, de sete dias, “sem sair do ritmo e compromissos diários”.

“A proposta é de durante sete dias não deixando o ritmo normal da vida – no emprego ou de férias, durante a semana ou ao fim de semana, em espírito de convívio, de alegria, de lamento, de dor, – marcar cada um dos dias com breves mas fortes momentos de oração”, assinala o diretor do centro.

Na informação enviada hoje à Agência ECCLESIA, Pedro Valinho Gomes explica que são dinamizados três momentos ao longo do dia: De manhã “uma passagem das Escrituras e um questionamento”; “discernimento” ao longo do dia e no final “um breve momento de verificação” da jornada e de oração, e ainda um texto para “aprofundar um pouco mais o tema”.

A temática geral do ‘Retiro na Vida’ é a passagem bíblica do capítulo 8 da Carta aos Romanos «na esperança somos salvos» e em cada dia há um desafio temático: 1) a imagem; 2) os limites; 3) a revolta; 4) o perdão; 5) o discernimento; 6) o desejo; 7) o compromisso.

Os três momentos de meditação de cada dia vão ser publicados na página oficial do Centro de Cultura e Formação Cristã na rede social Facebook.

Pedro Valinho Gomes assinala ainda que a sete dias do Natal esta pode ser uma forma de “preparar o coração para esta festa maior do Dom de Deus” mas o Retiro na Vida pode ser feito em qualquer altura, em dias seguidos ou em alternados, estando o esquema já disponível no sítio online do centro da Diocese de Leiria-Fátima.

CB

Partilhar:
Share