Lisboa: Cardeal-patriarca preside a procissão do Senhor dos Passos da Graça

Lisboa, 03 fev 2016 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa vai presidir à procissão do Senhor dos Passos da Graça, que com “raízes seculares” é a “mais emblemática e importante” da Quaresma na cidade, a partir das 15h00, no dia 21 de fevereiro.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a Real Irmandade dos Passos da Graça informa que pelo “quarto ano consecutivo” a procissão do Senhor dos Passos da Graça vai fazer o “percurso original”, desde a igreja de S. Roque, no Bairro Alto, até à igreja da Graça.

Presidida por D. Manuel Clemente, esta manifestação pública de fé cumpre “430 anos de existência e de realização ininterrupta” este ano.

Esta procissão com “raízes seculares” na cidade de Lisboa celebra o período da Quaresma, evoca a paixão e morte de Jesus Cristo e retrata a distância da Via Sacra de Jerusalém, com as imagens do Senhor dos Passos e da Nossa Senhora da Soledade.

“É um exercício espiritual que reúne a população da cidade de Lisboa numa demonstração e partilha de fé”, acrescenta a Real Irmandade dos Passos da Graça.

O comunicado contextualiza que a Procissão do Senhor dos Passos da Graça teve início em 1587, por iniciativa de Luís Álvares de Andrade ao instituir esta irmandade (1586), sita na igreja e Convento da Graça, em Lisboa, e é a primeira procissão de Passos “em antiguidade”, sendo “percursora das procissões de Passos espalhadas por Portugal e pelo mundo”.

A procissão é organizada pela Real Irmandade de Santa Cruz e Passos da Graça, com o apoio da Irmandade da Misericórdia e de São Roque de Lisboa e do município lisboeta.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top