Lisboa, 03 out 2018 (Ecclesia) – O cardeal Patriarca de Lisboa vai presidir este domingo a uma Eucaristia que celebra o centenário do nascimento do padre Manuel Antunes, da Companhia de Jesus (Jesuítas), a partir das 12h30, na igreja de São Roque.

Os Jesuítas em Portugal informam que o seu provincial, o padre José Frazão Correia, também vai estar presente na Missa presidida por D. Manuel Clemente, este domingo em Lisboa.

Para assinalar os 100 anos do nascimento do padre Manuel Antunes durante o dia vai ser colocada na igreja uma pequena instalação do artista plástico Rui Aleixo.

Neste momento, esta efeméride está também a ser comemorada na Sertã onde decorre o congresso internacional ‘Repensar Portugal, a Europa e a Globalização’ que evoca a figura do pensador e educador Jesuíta e começou esta sexta-feira na sala do senado da Assembleia da República.

O congresso termina na próxima terça-feira, 6 de novembro, com uma intervenção do presidente da República Portuguesa na Fundação Calouste Gulbenkian.

O padre Manuel Antunes nasceu na Sertã a 3 de novembro de 1918; foi ordenado padre a 15 de julho de 1949, pelo bispo de Guadix, D. Rafael Alvarez de Lara, e faleceu no ano de 1985, em Lisboa.

CB

Portugal: Congresso evoca padre Manuel Antunes como um dos «maiores pensadores e pedagogos do século XX» (c/vídeo)

Partilhar:
Share