Funchal, 16 abr 2018 (Ecclesia) – Os arquipélagos da Madeira e dos Açores vão acolher um colóquio internacional sobre «Memória e Identidade Insular – Religiosidade, Festividades e Turismo» naquelas ilhas atlânticas.

Esta iniciativa que decorre de 23 a 26 outubro deste ano na Ilha da Madeira e no ano seguinte nos Açores é promovida pelo Centro de Estudos de História do Atlântico (CEHA), criado no âmbito da Secretaria Regional do Turismo e Cultura, do Governo Regional da Madeira; o CHAM – Centro de Humanidades, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores e o Museu de Arte Sacra do Funchal, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

As entidades organizadoras convidam “todos os interessados a apresentar propostas de comunicação” que deverão ser constituídas por “um resumo detalhado (até 500 palavras), palavras-chave (até cinco) e uma breve nota curricular do proponente, onde se explicitem a respetiva formação académica, eventual pertença institucional e a produção científica mais significativa”, realça.

As propostas de comunicação podem orientar-se nas seguintes temáticas: “Identidade cultural e diáspora”; “Locais de fé e religiosidade – Imaginário histórico-cultural do mundo insular”; “O profano e o sagrado: A espiritualidade da festa e as suas manifestações artísticas”; “Devoção, tradições e identidade”; “Salvaguarda e reabilitação do património, móvel, integrado em espaços de Culto e de Fé: Contributos para a preservação da memória coletiva”; “Turismo cultural e religioso” e “Turismo literário, viagens e viajantes”.

Todas as propostas deverão ser enviadas para o endereço eletrónico do evento coloquio.memoria.identidade@gmail.com até ao dia 31 de maio de 2018, ficando a sua aceitação sujeita à validação da Comissão Científica do Colóquio.

Os participantes serão notificados até 30 de junho, sendo o programa final do Colóquio publicitado até 15 de setembro do corrente ano.

LFS

Partilhar:
Share