Lisboa, 18 dez 2018 (Ecclesia) – Na Igreja de São Tomás de Aquino, em Lisboa, vai realizar-se, a 22 deste mês, às 21h00, a “estreia absoluta” da «Missa do Parto», composta por Alfredo Teixeira.

Entre outras músicas, o «Ensemble São Tomás de Aquino» estreia a obra «Missa do Parto» [II], para coro e órgão, uma “breve cantata popular, a partir da recriação de cinco cantos madeirenses para a novena de Natal”.

Na Madeira, a preparação do Natal herdou o espírito da solenidade da festa da Senhora do Ó, fixada no calendário litúrgico no dia 17 de dezembro, representada na figura de uma Senhora explicitamente grávida.

A piedade que se desvela no contexto devocional destas celebrações verte-se numa mística de contemplação da «Senhora Virgem do Parto».

Nascido em 1965, Alfredo Teixeira, professor e investigador da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, fez os seus estudos musicais na Escola do Conservatório Nacional (Lisboa) e frequentou o Curso Internacional de Direção Coral “Lleidatà Orfeo” (Catalunha), sob a orientação de Lászlo Heltay.

LFS

Partilhar:
Share