Bragança, 12 jun 2018 (Ecclesia) – A Misericórdia de Bragança, em parceria com a União das Misericórdias Portuguesas (UMP) e com o apoio da câmara municipal da localidade realiza, dia 15 deste mês, as Jornadas de Museologia nas Misericórdias.

Esta iniciativa, que tem início às 10h00, decorre no Auditório Paulo Quintela daquela cidade, e associa-se às comemorações dos 500 anos da Santa Casa da Misericórdia de Bragança e ao Ano Europeu do Património Cultural (AEPC 2018), lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A atividade permite uma “reflexão útil sobre a realidade e as potencialidades do património museológico das Misericórdias e sobretudo sobre as boas-práticas e os princípios mais adequados para a sua proteção”, refere a nota.

Presentemente, as Misericórdias têm cerca de “70 realidades museológicas” que se traduzem em “museus, casas museu, núcleos museológicos, centros interpretativos, centros de memória, espaços musealizados e coleções visitáveis”.

A sessão de abertura contará com a presença do diretor regional de Cultura, António Ponte; do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Bragança, Eleutério Alves; e do presidente da UMP, Manuel de Lemos.

O encontro termina com uma visita ao Museu Etnográfico Belarmino Afonso.

LFS

Partilhar:
Share