D. Manuel Linda preside a Eucaristia de encerramento que marca início do Ano Missionário na diocese

Porto, 04 out 2018 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano das Missões do Porto vai promover uma Semana Missionária em Arouca, de 8 a 14 de outubro, que termina com uma Eucaristia presidida pelo seu bispo num momento que abre o Ano Missionário na diocese.

Numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, o secretariado diocesano informa que a semana missionária em Arouca vai ser dinamizada por cerca de 14 missionários que vão estar presentes em todas as paróquias, “mesmo nas mais afastadas da serra”.

O encontro que pretendem fazer com “toda a gente”, desde os doentes, crianças, jovens, casais, responsáveis dos movimentos e organizações, pretende que cada pessoa assuma “o seu compromisso batismal de serviço à Igreja e de testemunha da fé, mesmo junto daqueles que já a perderam ou nunca a tiveram”.

O Secretariado Diocesano das Missões do Porto assinala que devido à extensão do Concelho de Arouca “foram criados dois núcleos de trabalho” mas estão previstas atividades comuns em cada núcleo e aos dois núcleos como o encontro com todos os grupos paroquiais, na noite do dia 11, em Mansores, na vigília de oração no dia seguinte no mosteiro.

Dos dois últimos dias da missão destaca-se o encontro de jovens (13) à noite na Paróquia de Santa Eulália, e a Eucaristia de encerramento, às 15h00, de domingo 14 de outubro, presidida por D. Manuel Linda, no pavilhão da escola secundária de Arouca.

A celebração vai ficar marcada pela abertura do Ano Missionário especial na Diocese do Porto, e o seu bispo vai enviar uma “luz” para todas as vigararias, 22 no total.

O comunicado informa que o Secretariado Diocesano das Missões do Porto, em colaboração com os Institutos Missionários ad Gentes – ANIMAG, está a promover um trabalho pastoral de “consciência e responsabilidade missionária de todo o povo de Deus”.

Neste âmbito, explica que as Semanas Missionárias Vicariais organizadas nas diversas Vigararias são meios privilegiados para ajudar as comunidades a assumirem o seu compromisso missionário “não só dentro das suas próprias fronteiras, mas também no envio para outras latitudes junto de outros povos e culturas”.

De recordar que o atual ano pastoral na Diocese do Porto vai ser vivido com o lema ‘Todos discípulos Missionários’, e que a Conferência Episcopal Portuguesa convocou um Ano Missionário especial para todas as dioceses, de outubro de 2018 a outubro de 2019, respondendo a uma iniciativa do Papa Francisco.

CB

Partilhar:
Share