Coimbra, 21 set 2018 (Ecclesia) – O diretor da Obra Nacional da Pastoral do Turismo (ONPT), da Igreja Católica em Portugal, vai apresentar as prioridades para o próximo triénio, num encontro no Museu Diocesano de Santarém, que começa às 17h30 do dia 9 de outubro.

Segundo o programa enviado à Agência ECCLESIA, o encontro começa com a conferência ‘A Pastoral do Turismo na Missão da Igreja’, que vai ser apresentado por D. José Traquina, bispo de Santarém e presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana da qual faz parte da ONPT.

Depois, uma breve apresentação da equipa nacional da Pastoral do Turismo, e a partir das 18h35, o diretor deste serviço, o padre Carlos Godinho, vai apresentar as prioridades da ONPT para o triénio 2018 – 2021.

Para o encontro são convidados todos os serviços eclesiais afetos “à evangelização, à mobilidade humana ou, especificamente, à Pastoral do Turismo” para a reflexão “em ordem à mobilização conjunta para uma Nova Evangelização” e todos os agentes ligados à ação turística, particulares ou instituições civis, para em conjunto refletirem sobre “o contributo da Igreja para uma visão integral do serviço a prestar aos turistas”.

Uma visita ao Museu Diocesano de Santarém, que começa às 18h45, vai também marcar o encontro da ONPT, no dia 9 de outubro, que assinala o início do novo mandato, do novo Ano Pastoral 2018/2019 que coincide também com o início do Ano Missionário especial que a Igreja Católica em Portugal vai viver, até outubro de 2019.

O órgão da Conferência Episcopal Portuguesa vai iniciar o seu terceiro mandato, foi criado em 2012, após a recondução do seu diretor, na Assembleia Plenária do episcopado português, em abril e aprovação da equipa nacional, a 1 de setembro.

Antes do encontro de lançamento do novo triénio assinala-se o Dia Mundial do Turismo, a 27 de setembro, e o diretor da Obra Nacional da Pastoral do Turismo já publicou a mensagem, intitulada “O Turismo e a transformação digital – ‘A rede como espaço de comunhão’”.

CB

Partilhar:
Share