Porto, 16 out 2018 (Ecclesia) – Na homenagem dos 131 anos do nascimento do «Pai Américo» vai ser lançado, dia 27 de outubro, na Universidade Católica Portuguesa – Porto, pelas 18h00, o livro «O Calvário».

Esta obra nasceu de um trabalho do professor Walter Osswald que compilou “textos escritos pelo padre Baptista nos seus três volumes do livro «Calvário»”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Tudo o que aqui se relata é verdade e anúncio, bastas vezes interpelação e convite, nem sempre suave, à introspeção e meditação, necessárias como base para a ação”, escreveu Walter Osswald no prefácio da obra.

“O padre Baptista não é um imitador ou epígono do Padre Américo: ambos incendiavam o amor e a compaixão, mas cada um a seu modo e, não nos cabendo fazer comparações, cremos poder opinar que o Padre Baptista exibe um pendor contemplativo e de consonância e convivência com a natureza que raramente encontramos nos escritores de hoje”, acrescenta.

Os seus textos são “tecidos de verdade e compaixão, mas neles não raro se insinua a metáfora, a comparação, a asa poética que eleva e inspira”.

O padre Américo Monteiro de Aguiar (Penafiel, Galegos, 23 de outubro de 1887 – Campo, Valongo, 16 de julho de 1956) foi o fundador das Casas do Gaiato.

LFS

Partilhar:
Share