Cidade do Vaticano, 12 set 2018 (Ecclesia) – O Conselho Pontifício para a Cultura, organismo da Santa Sé, realiza em Roma (Itália), de 13 a 15 deste mês, um congresso subordinado ao tema «Igreja e compositores – Palavras e sons».

A organização tem como objetivos específicos refletir sobre o papel do compositor na vida musical da Igreja, seu contributo pastoral e cultural e no congresso vão estar conferencistas das áreas bíblica, litúrgica, educativa, teológica e musical, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O Secretariado Nacional de Liturgia, órgão da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade, através do Serviço Nacional de Música Sacra, será representado pelo seu diretor, padre António Cartageno (Beja), pelo padre José Joaquim Ribeiro (Porto) e pelo professor Luís Filipe (Lisboa).

«Música e Palavra» será o primeiro dos temas em análise, e vai centrar-se nas questões da memória, da inteligibilidade e do significado», seguindo-se «Música e Evangelho», que, a partir de “algumas experiências da vida pessoal e comunitária refletirá sobre o impacto dos diferentes estilos musicais e compositivos”.

A maestrina portuguesa Joana Carneiro é uma das convidadas deste congresso, onde intervirá na oficina “Modalidade, tonalidade, contemporaneidade”.

LFS

Partilhar:
Share