Setúbal, 16 out 2018 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal vai presidir à Eucaristia do dia de oração pelas missões, dinamizado pelo secretariado diocesano do setor, às 12h00 deste domingo, 21 de outubro, na igreja de Nossa Senhora de Fátima, na Torre da Marinha.

A iniciativa promovida pelo Secretariado Diocesano da Pastoral das Missões de Setúbal, no Dia Mundial das Missões, começa às 10h00, com um painel de testemunhos missionários.

Os participantes vão ouvir a irmã Maria Virgem do Mar, do Instituto do Verbo Encarnado, a experiência missionária do seminarista Rúben Miguel que esteve em Cabo Verde, e o padre Luiz Carlos Júnior, da Aliança da Misericórdia, que vai apresentar o livro ‘Misericordiar’.

A iniciativa realiza-se no Dia Mundial das Missões 2018 e o bispo de Setúbal, D. José Ornelas, vai presidir à Eucaristia, onde vão ser instituídos Acólitos dois missionários da comunidade de Aliança de Misericórdia, a partir das 12h00, na igreja de Nossa Senhora de Fátima, na Torre da Marinha.

O Dia Mundial das Missões, anualmente no penúltimo domingo de outubro, foi instituído pelo Papa Pio XI, em 1926, como “um dia de oração e ofertas em favor da evangelização dos povos” e o objetivo de “incentivar, nas Igrejas locais, a cooperação missionária”.

A nível nacional, as Obras Missionárias Pontifícias – Portugal prepararam o guião missionário 2018/2019, com o tema ‘Agarra o desafio, da missão’, onde partilham mensagens institucionais dedicadas à missão, esquemas de orações e celebrações, testemunhos, entre outros conteúdos.

De recordar que as dioceses católicas em Portugal estão a viver um Ano Missionário especial, entre este mês e outubro de 2019, convocado pela Conferência Episcopal Portuguesa com a Nota Pastoral ‘Todos, Tudo e Sempre em Missão’, respondendo a uma iniciativa do Papa Francisco que anunciou um “mês missionário extraordinário” para outubro de 2019.

CB

Partilhar:
Share