Lisboa, 29 out 2018 (Ecclesia) – O Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião (CITER), em parceria com o Instituto Italiano de Cultura, promovem, dia 05 de novembro, na Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa, um diálogo entre os sociólogos italianos Enzo Pace e Luca Diotallevi.

Nesta iniciativa – integrada no ciclo «Lições Italianas sobre Estudos de Religião» – os investigadores desenvolvem, respetivamente, uma “reflexão sobre o impacto da crescente relevância social e cultural do Islão em sociedades ocidentais de maciço declínio do monopólio religioso do cristianismo e sobre a correspondente pluralização de imagens do homem religiosamente transmitidas”, realça o programa enviado à Agência ECCLESIA.

O diálogo tem a moderação de Jacinto Farias e realiza-se, às 18h00, na Sala de Exposições ( 2.º Piso do edifício da BUJPII ), UCP, Lisboa

Luca Diotallevi é professor ordinário de Sociologia na Universidade de Roma TRE e diretor de mestrado em Ciências da Cultura e Religião da mesma universidade.

Enzo Pace é professor ordinário de Sociologia Geral na Faculdade de Ciências Políticas da Universidade de Pádua, onde é também professor de Sociologia da Religião e de Teorias da Complexidade.

Criado em 2017, o CITER tem por objetivo a organização, promoção e divulgação, numa perspetiva multi e interdisciplinar, das investigações em Teologia e Estudos de Religião, favorecendo um intercâmbio ativo entre estas áreas científicas, bem como as ligações de cada uma delas com outros campos do saber.

Ao tentar estabelecer uma ponte entre ciência e sociedade, o CITER favorece um debate público tanto em relação a questões centrais da atualidade sociocultural bem como aos fundamentos espirituais do ocidente.

LFS

Partilhar:
Share