Cidade do Vaticano, 07 dez 2018 (Ecclesia) – A professora Ana Jorge vai tomar posse como diretora da Faculdade de Teologia no dia 13 de dezembro, pelas 15h00, na Biblioteca Eduardo Coelho, reitoria da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.

Em comunicado, a instituição académica acrescenta que na mesma ocasião vão ser empossados os restantes membros do Conselho de Direção.

Ana Maria Jorge é a primeira mulher e leiga a assumir este cargo; tinha sido designada diretora interina da Faculdade de Teologia, na sequência da nomeação de D. José Tolentino Mendonça, anterior diretor, como bibliotecário e arquivista da Santa Sé.

A nova diretora é doutora em Ciências Históricas pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Católica de Lovaina, com a tese “O Episcopado da Lusitânia durante a Antiguidade tardia”; leciona na área de História da Igreja, História do Cristianismo e, ainda, metodologia; é coordenadora do Mestrado em Estudos da Religião e já dirigiu o Centro de Estudos de História Religiosa da UCP e a revista ‘Lusitania Sacra’ (2007 a 2010).

A abertura da Faculdade de Teologia ocorreu há 50 anos, a 4 de novembro de 1968, com os ciclos Propedêutico e Geral. Além de Lisboa, está presente desde 1987 em Braga e no Porto.

OC

Igreja/Ensino: Ana Jorge é a nova diretora da Faculdade de Teologia

Partilhar:
Share